Marcelo Déda prestigia exposição em homenagem a Celso de Carvalho
O governador Marcelo Déda prestigiou um evento em homenagem ao ex-governador do Estado, Celso de Carvalho. A exposição ‘Celso de Carvalho: Um homem sem rugas’ retrata a vida de um ilustre sergipano, cujo legado transcende a época em que viveu. A abertura da exposição aconteceu na noite desta terça-feira, 16, no Memorial de Sergipe, e faz parte das comemorações dos 155 anos de Aracaju. Os trabalhos ficarão expostos até o próximo dia 17.
“Celso representou um estilo de fazer política típico daqueles que surgiram com a redemocratização de 1946. Políticos que tinham vocação pela vida pública e compreendiam o papel que tinham diante da sociedade. Ele sabia travar disputa com a maior dureza possível, mas sabia muito bem que a beleza da disputa está em não desumanizar o adversário, se possível derrotá-lo, mas sem agredi-lo”, recordou o governador Marcelo Déda.
Déda disse ainda que Celso de Carvalho foi um homem apaixonado pelo estado de Sergipe e que contribuiu significativamente para o progresso do estado. “Celso, quando teve que ser governador, no meio de uma tempestade que se abateu sobre o país, assumiu o seu papel e o governo, mas não assumiu nenhuma mensagem de ódio e perseguição e buscou ser, dentro do que era permitido no seu governo, um elemento de pacificação. Era uma figura inesquecível, apaixonado pela política, aconselhando homens públicos quando deixou de concorrer. Fui um daqueles que ele estimulou e apoiou com as palavras e gestos. Sou grato”, finalizou o governador.
O filho de Celso de Carvalho, Luciano Carvalho, fez questão em destacar a história vitoriosa de seu pai e que ele foi um dos poucos homens que estabeleciam relação de amizade sem levantar bandeira partidária. “Estou feliz e agradecido por todas essas manifestações de carinho e saber o quanto faz bem e quantos amigos Celso tinha. Ele sempre soube fazer amigos, era um conquistador em relação a isso”, disse.
Vida
Sebastião Celso de Carvalho nasceu em 24 de janeiro de 1923, no município de Simão Dias. Foi prefeito do município, deputado estadual e vice-governador, ao lado de Seixas Dória. Em 1964 assumiu o posto de governador, ficando no poder até 1967. Morreu aos 86 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, no dia 14 de agosto de 2009. Celso de Carvalho foi um personagem marcante na História de Sergipe.
Presenças
Além de familiares de Celso de Carvalho, estavam presentes à solenidade o ex-governador e deputado Federal Albano Franco; o presidente da Câmara Legislativa, Ulices Andrade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça e o desembargador Cláudio Déda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marcelo Déda prestigia exposição em homenagem a Celso de Carvalho –