[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou da Missa em Ação de Graças pelos 153 anos de Aracaju, na Igreja do Santo Antônio, na manhã desta segunda-feira, 17. A missa foi celebrada pelo padre Jerônimo Peixoto, o frei Jonaldo Adelino de Souza, o monsenhor Carvalho e o diácono Fernando Paiva, e contou com o coral da Empresa de Obras e Urbanização de Aracaju (Emurb), sob regência de Sérgio Teles. Após a missa, Déda, acompanhado do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, prestou homenagens a Ignácio Barbosa.

O governador fez questão de parabenizar a cidade em que foi prefeito duas vezes. "Eu olho Aracaju com muito carinho, com muito amor e às vezes com um pouquinho de saudade dos tempos de prefeitura. Eu agradeço a Deus por estar no Governo do Estado para continuar ajudando a capital de todos os sergipanos a se tornar uma cidade mais justa e bela. Em parceria com a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, estamos trazendo investimentos que, além de aumentar a beleza, aumentarão o valor da igualdade e da justiça social", declarou Déda.

"O presente simbólico do Governo para a capital foi o a restauração do Atheneuzinho. Uma construção que é praticamente centenária e que, com o apoio do Banese, será um centro cultural. Há muito que comemorar ao longo dos 153 anos. Os aracajuanos testemunharam a evolução dessa cidade, a capacidade, o talento, a inteligência do povo sergipano", lembrou o governador.

O prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que este aniversário da capital é especial pelo momento em que a cidade vive. "Sinto-me muito alegre e satisfeito por acreditar que Aracaju viva talvez a sua melhor fase. Continuamos a ser capital do Norte e Nordeste com melhor qualidade de vida, a população de Aracaju cada dia comemora", disse Edvaldo.

Dentro da Liturgia da Palavra, feita durante a missa, o governador fez a leitura do Livro dos Números. Sob o refrão ‘Toma, Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em missão’, Déda participou da procissão do ofertório carregando a âmbula.

Antes do encerramento da missa, o poeta Manoel Ferreira declamou uma poesia em homenagem a Aracaju, parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira pelo cuidado dispensado à capital e homenageou o governador pelo seu aniversário. A missa foi encerrada com o discurso do prefeito Edvaldo Nogueira.

Homenagem

Após a missa, foi prestada homenagem a Ignácio Barbosa na Praça Ignácio Barbosa, na Avenida Ivo do Prado. Sob a execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar, o governador Marcelo Déda, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artêmio Barreto, e o prefeito Edvaldo Nogueira hastearam as bandeiras do Brasil, de Sergipe e de Aracaju, respectivamente.

A atleta da escola municipal Juscelino Kubitschek, Tawane Alves, conduziu a tocha ao prefeito para que fosse acesa a pira. Após acender a pira, o prefeito colocou uma coroa de flores no Obelisco erguido para Ignácio Barbosa.

"Em um gesto de coragem e que estava presente a visão de futuro, Ignácio Barbosa tomou a decisão de transferir a capital de Sergipe para Aracaju, uma cidade que hoje ostenta o status de a capital com melhor qualidade de vida do Norte, Nordeste. Mas não foram apenas os dirigentes que ajudaram a chegar a esse patamar. Na verdade, a força do nosso povo e a força da nossa gente construiu essa cidade", declarou o prefeito.

Nascido no Rio de Janeiro, Ignácio Joaquim Barbosa (1821 – 1855) presidiu a província de Sergipe de 1853 a 1855, ano em que elevou o Povoado do Santo Antônio do Aracaju, na Barra do Cotinguiba, à cidade de Aracaju, transferindo a capital de São Cristóvão para a região portuária do rio Sergipe. A cidade foi planejada em forma de tabuleiro de xadrez pelo engenheiro José Basílio Pirro e desde então se transformou na sede política, administrativa e comercial do Estado.

Presenças

Além de vários secretários municipais, vereadores, do presidente da Câmara de Aracaju, Sérgio Góes, as homenagens a Aracaju contaram com a participação dos secretários de Estado da Fazenda, Nilson Lima, da Saúde, Rogério Carvalho, da Agricultura, Paulo Viana, da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes; o presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), José Macedo Sobral; e a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.