[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na noite de sábado, 20, da solenidade de comemoração dos 70 anos da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), no Teatro Tobias Barreto. O lançamento de um catálogo com a história da entidade, homenagens e a apresentação do músico Wagner Tiso, acompanhado da Orquestra Sinfônica de Sergipe, marcaram a cerimônia. Ex-presidentes da instituição, médicos e autoridades também prestigiaram a festa da mais antiga entidade representativa da classe médica em Sergipe.

"A Somese é uma instituição que tem sua trajetória vinculada ao desenvolvimento do próprio Estado de Sergipe. A fundação da Faculdade de Medicina e as lutas pela valorização da profissão médica, pela afirmação da saúde pública como direito do brasileiro, e pela consolidação do SUS são capítulos importantes da sua história e, para nós sergipanos, tudo isso é motivo de orgulho e satisfação", declarou o governador, na abertura da solenidade.

Marcelo Déda destacou também o papel decisivo que a entidade, fundada em 27 de junho de 1937, exerce como espaço de articulação da categoria e de elaboração de políticas públicas para a saúde do Estado. "Grandes nomes sergipanos que militaram na saúde pública, nos fóruns da política e do movimento social tiveram na Somese sua primeira experiência de luta, de discussão e de debate. Esse papel formador faz dela umas das mais importantes instituições formadores da sociedade civil sergipana", afirmou Déda.

Além do lançamento de um catálogo com a história da entidade, durante a cerimônia a Sociedade Médica de Sergipe homenageou o médico sergipano Eraldo Machado de Lemos, que integrou a primeira diretoria da Associação Brasileira de Medicina (AMB), na década de 50, e deu uma colaboração histórica ao movimento de valorização da categoria.

Contribuição

Durante a solenidade de abertura, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também citou os médicos Augusto César Leite, Garcia Moreno, Carlos Firpo, Antônio Garcia Filho, José Augusto Barreto e Sônia Dantas Passos como alguns dos nomes que contribuíram para a história da Somese e da medicina em Sergipe.

"São figuras que deram uma grande colaboração não só para a história da Somese, como também na formação de profissionais de alto nível e voltados ao atendimento de qualidade da população de Aracaju e do todo o Estado", afirmou Nogueira.

Na avaliação do atual presidente da Somese, Roberto Gurgel, o grande marco de contribuição efetiva da Somese foi a fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe, em março de 1961.

"A história da Sociedade Médica de Sergipe se confunde com a própria história da evolução da medicina no Estado. Aos 70 anos, a entidade continua forte e atuante nas questões decisivas da categoria e de relevância para a sociedade sergipana", disse Gurgel, à frente da 31ª diretoria da entidade que representa atualmente os três mil médicos que atuam em Sergipe.

Histórico

A Sociedade Médica de Sergipe foi fundada em 27 de junho de 1937, com o objetivo de  promover o desenvolvimento científico e cultural dos seus associados e discutir temas relacionados à categoria. O médico Augusto César Leite foi o primeiro presidente da entidade. Fizeram ainda parte do grupo dos fundadores da instituição os médicos José Machado de Souza, Oséas Batista Nascimento e Juliano Calazans Simões, entre outros.

Em 1951, a Somese deu mais um passo na consolidação da entidade, com a criação da Associação Profissional dos Médicos (atual Sindimed). Em junho de 1958, foi instalado o Conselho Regional de Medicina, mas o grande marco da entidade viria em março de 1961, com a criação da Faculdade de Medicina de Sergipe. 

Presenças

Também participaram da solenidade de 70 anos da Somese o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luis do Gomes do Amaral, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, o secretário geral da Somese, Josias Dantas Passos. Também estiveram presentes os secretários de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.