Marcelo Déda participa de atividades do Dia das Crianças
O governador de Sergipe. Marcelo Déda, participou nesta sexta- feira, 12, das comemorações do ‘Dia de Todas as Crianças’, evento promovido em parceria pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Aracaju para celebrar o Dia das Crianças. Cerca de 40 mil pessoas, entre elas 30 mil crianças, foram até a Orla de Atalaia para curtir as diversas atrações oferecidas pelo evento. Estandes e palcos montados com a participação das secretarias de Estado e do município ofereceram atividades de recreação, teatro, leitura, música, oficinas educativas e culturais.
No local, o governador conferiu de perto das atrações, cumprimentou participantes, dançou e brincou com as crianças. "A festa já é um sucesso imenso. Andando de um lado a outro da praia, encontramos crianças de diferentes classes sociais, de todos os cantos de Aracaju e do interior nessa que é a festa das crianças e da padroeira do Brasil", comentou o governador, ao se referir ao dia de Nossa Senhora Aparecida.
Segundo Déda, a boa resposta da população, que encheu os espaços reservados para o evento, foi o suficiente para confirmar a repetição da festa em 2008. "Estamos realizando essa festa pelo primeiro ano. Ela vai ser um marca e cada ano queremos que seja melhor. Esperamos que vire uma marca cujo símbolo principal é o coração sergipano, a felicidade de pertencer a uma terra tão bela", afirmou o governador.
A realização de uma festa com essa dimensão só foi possível devido à parceria entre Estado e município. "Esse evento extraordinário nos mostra como é importante a existência dessa ação conjunta. Ao invés de a Prefeitura fazer uma festa de um lado e o Governo do Estado de outro, temos a potencialização do evento, ampliando a participação das famílias", afirmou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
Pequenos cidadãos
As atividades do Dia das Crianças foram pensadas com foco na promoção da cidadania e da inclusão de crianças de todos os locais, classes sociais e idades. "Conseguimos fazer uma festa extremamente democrática, em que tanto participa uma pessoa que mora no bairro mais distante, quanto o morador da 13 de Julho. É uma festa bonita, democrática, organizada e com muita arte e cultura", disse a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.
Moradora do conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, Maria das Graças Rocha levou os três netos para aproveitar o dia e curtir os shows da festa. "Eles aproveitaram muito as brincadeiras e conheceram outras crianças. Foi muito bom", disse. Entre as mais empolgadas com a oficina de arte estava a pequena Janaína Nascimento, de 9 anos, do Conjunto Augusto Franco. "Já participei da de pintura, de pipa, de fazer flores e agora essa de pintura. Minha mãe me acordou bem cedinho para eu vir para cá", falou.
Além das atividades de recreação, pais e filhos podiam se informar sobre temas como o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, orçamento participativo mirim, projeto de combate às drogas, reciclagem de lixo, combate ao trabalho infantil e aquecimento global.
Programação
A programação para a criançada começou logo cedo, com competições de voleibol, futsal, handebol e basquetebol entre escolas estaduais e municipais nas quadras de esporte. Os portadores de necessidades especiais também foram incluídos, com competições de xadrez, dominó, dama, ciclismo e skate. Foram oferecidas várias brincadeiras no Mundo da Criança, onde poderiam ser usados gratuitamente carrinhos elétricos, mini-bugres, motos elétricas e carrossel.
No Palco das grandes atrações, na Praça de eventos da Orla de Atalaia, estavam o Mundo de Beto Carreiro e a Trupe do Topetão. Também se apresentaram ‘Os Canarinhos de Aracaju’ e outros artistas mirins. No estacionamento do Oceanário, foi montado um picadeiro com espetáculos teatrais. Os pequenos contaram também com sessões de cinema, contadores de histórias e uma biblioteca infantil.
Presenças
Estiveram presentes ao evento, entre outras autoridades, o senador Antônio Carlos Valadares, os secretários de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macedo, da Comunicação Social, Eloísa Galdino, de Esporte e Lazer, Leó Filho, do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão, e o adjunto da Cultura, Marcelo Rangel.
VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marcelo Déda participa de atividades do Dia das Crianças – Foto: Janaína Santos/ASN