Marcelo Déda inaugura primeira escola profissional estadual no interior sergipano
Uma iniciativa inédita para proporcionar melhores condições de acesso ao mercado de trabalho para os jovens do Baixo São Francisco. Isto é o que define a importância da inauguração promovida pelo governador Marcelo Déda, na noite de sexta-feira, 25, do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, em Neópolis, que oferecerá Cursos na área de tecnologias agrícolas e agronegócios. As aulas iniciam no próximo dia 12 de maio, com os 160 alunos selecionados inicialmente.
A iniciativa marca o início de uma meta de Governo para elevar o patamar do Estado de Sergipe a um dos estados com melhor rede de ensino técnico, partindo de duas escolas técnicas federais hoje existentes, para sete escolas em todo o Estado. "Estamos trabalhando esta meta junto com o Governo Federal. Estamos inaugurando a primeira escola técnica estadual, e brevemente inauguraremos a segunda estadual, na capital", informou o governador.
Segundo Déda, estão sendo desenvolvidos projetos com o Ministério da Educação, Governo do Estado e com as prefeituras de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Estância, para implantação de mais três escolas técnicas, interiorizando a educação técnica profissionalizante. "Vamos fortalecer a presença do ensino técnico no Estado de Sergipe, oferecendo mais oportunidades para a nossa juventude", ressaltou.
Para o governador, poder oferecer um ensino profissionalizante atualizado é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de Sergipe e do país. "A economia brasileira está crescendo, e o mercado demanda cada vez mais de profissionais capacitados e em condições de operar máquinas e sistemas cada vez mais complexos. É nisso que o ensino técnico é indispensável, sobretudo numa região carente como o baixo São Francisco", afirmou.
O secretário de estado da Educação, José Fernandes de Lima, reafirmou os compromissos com a elevação da qualidade do ensino na rede estadual e completou dizendo que o projeto de educação do Governo de Sergipe é comparável aos melhores do Brasil, com metas que transformarão a realidade de muitos sergipanos para melhor. "Estamos trabalhando para reduzir drasticamente os índices de analfabetismo e aliando iniciativas inovadoras, como o ensino técnico que possibilita a opção do jovem seguir a carreira acadêmica ou ingressar com melhores possibilidades no mercado de trabalho", pontuou professor Lima.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ulices Andrade, citou a importância de se promover a integração entre projetos de administrações distintas, oferecendo benefícios à população. "Para mim, é motivo de orgulho estar ao lado do ex-governador e atual deputado federal Albano Franco, que idealizou essa escola, e de Marcelo Déda, que retomou a obra após quatro anos de abandono, oferecendo instalações de qualidade para a juventude dessa região", frisou.
Homenagem
Durante a solenidade, Marcelo Déda também fez menção ao ato de se homenagear uma personalidade com destacada atuação em defesa dos interesses democráticos, como foi Agonalto Pacheco. "Agonalto foi uma das lideranças de esquerda perseguidas e presas durante a ditadura militar. Ele foi uma das 15 lideranças trocadas pelo embaixador norte-americano Charles Elbrick, através da ação mais ousada dos movimentos que lutavam contra o regime militar naquela época", relembrou. "Por sua atuação como militante de esquerda, e por sua história de vida, ele se fez merecedor dessa homenagem", completou.
Nascido em Aquidabã, Agonalto Pacheco chegou a ser vereador de sua cidade natal em 1962. Ele construiu a sua trajetória como uma das mais importantes lideranças da esquerda no Estado. Iniciou a militância como ferroviário, foi exilado e preso durante o período da ditadura militar. Por um período de mais de um ano, de 1968 a 1969, ele ficou detido em São Paulo no Departamento de Ordem Política e Social, o Dops, órgão repressivo durante o regime militar.
Em 1969, Agonalto saiu da prisão. De 69 a 79, ficou exilado em Cuba, só retornando a Sergipe na década de 90, após a anistia. Pai de dez filhos, o militante era também aposentado como servidor do fisco estadual. Agonalto faleceu a 1h30min da madrugada do dia 13 de abril de 2007.
Instalações
Este é o primeiro centro de ensino profissionalizante da rede estadual. As obras do centro foram paralisadas em 2003. Em abril do ano passado, a atual administração estadual retomou as obras, com a assinatura da ordem de serviço no valor de 2.928.228,54. Os investimentos são oriundos da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
A unidade de ensino terá quatro salas de aulas, além de laboratórios de agroindústria, irrigação, mecanização agrícola, físico-química, sementes, solos, topografia, informática, marcenaria, olivicultura, piscicultura e silvicultura, além de auditório e biblioteca.
Ordem de Serviço
Em meio ao ato de inauguração, o governador também fez o anúncio de uma antiga reivindicação para os moradores da região ao assinar a ordem de serviço para a pavimentação da estrada Neópolis- Ilha das Flores (SE-120), num investimento de R$ 5,6 milhões. "Esta é mais uma promessa que estamos cumprindo em prol do bem estar da população e criando mais um eixo de desenvolvimento e estímulo ao turismo na região", frisou o governador.
Presenças
Participaram da inauguração os deputados federais Jackson Barreto e Albano Franco, as deputadas estaduais Angélica Guimarães e Conceição Vieira, o prefeito de Neópolis, José Teixeira, o prefeito de Ilha das Flores, Ronaldo Calixto, o prefeito de Propriá, Paulo Britto, o ex-prefeito de Neópolis, Amintas Diniz, dentre outras autoridades e lideranças da região, secretários de Estado e servidores da Secretaria de Estado da Educação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marcelo Déda inaugura primeira escola profissional estadual no interior sergipano – Foto: Márcio Dantas/ASN