[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Todos os dias, duas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) – envolvendo 26 homens -, fazem a limpeza dos mangues de Aracaju. Apesar de todo um trabalho de conscientização e proteção ao Meio Ambiente que a Prefeitura da Cidade realiza através de projetos como o ´Mangue é Vida´, desenvolvido nas escolas e associações de moradores, o acúmulo de lixo encontrado nos mangues ainda é muito grande.

A limpeza em cada local é feita em média de 30 a 90 dias, e as equipes trabalham seguindo a seqüência dos serviços. Para a execução da limpeza, os agentes adentram ao mangue para fazer a catação do material com vassouras de aço e luvas de proteção, assim como botas de cano longo e máscaras, pois a estrutura das árvores – com vegetação densa, raízes altas e terreno pantanoso – impede a execução com pás, enxadas, carrinhos de mão ou máquinas.

No ano de 2005, a Emsurb recolheu dos mangues 95 toneladas de lixo. Agora em 2006 já foram removidos 189, retirados dos mangues dos bairros da 13 de Julho, loteamento Garcia, Grageru, Jabotiana, Inácio Barbosa, Orlando Dantas, Santa Maria, Coroa do Meio, Industrial, Porto Dantas, Coqueiral, Lamarão, Japãozinho e Soledade. Os objetos mais encontrados são garrafas peti, pneus e sofás.

De acordo com Reinaldo de Souza, coordenador de Limpeza Urbana da Emsurb, esse aumento em 2006 se deu por conta da retirada das palafitas nos mangues da Coroa do Meio. “A tendência deveria ser menos lixo nos mangues, mas apesar de todo trabalho realizado pela PMA e outros órgãos, as pessoas não contribuem. E nós percebemos isso em todas as classes sociais”, afirma.

“Esses dias uma equipe viu algumas pessoas dos apartamentos ali da 13 de Julho jogando lixo no mangue”, comenta Reinaldo, acrescentando que cada individuo deveria se preocupar. “Essa falta de consciência pode agravar muito as condições do meio ambiente para nós mesmo num futuro próximo”, ressalta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.