Mamulengo de Cheiroso leva alegria e tradição ao Festival de Teatro
Na segunda edição do Festival Sergipano de Teatro (FEST), todo dia é dia de espetáculo. Seja na praça ou nos teatros, a cidade respira artes cênicas. Nesta terça-feira, 20, não poderia ser diferente. Para animar o entardecer do centro de Aracaju, o grupo sergipano Mamulengo de Cheiroso apresentou a peça com bonecos ‘Festança’, e encantou o público.
Baseado em um texto da teatróloga Aglaé Fontes, inspirado no folclore sergipano, o espetáculo revisa, em uma linguagem acessível, as várias manifestações da cultura popular, como Reisado, Guerreiro, São Gonçalo, Parafusos. O colorido das roupas e dos bonecos atraiu a atenção do público, que através de aplausos e sorrisos demonstravam o prazer de assistir à apresentação.
Antes de o espetáculo começar, Carolina Beatriz Santana, de seis anos, estava ansiedade. “Eu gosto muito de teatro. Acho que a peça vai ser legal, acho que vou gostar”, declarou enquanto aguardava o início da peça ao lado da sua mãe. Pela segunda vez prestigiando os espetáculos que acontecem na praça Fausto Cardoso, Miguel Arthur, de 12 anos, estava bem animado. “Acho que vai ser divertido. Eu quero ver o palhaço”, disse, já familiarizado com o evento.
A peça, conduzida pelo mestre Cheiroso, Contra-Mestre, Deusa do Reisado e Guerreiro, contagiou o público. E atraiu Matheus Vitório da Silva, de 12 anos. Acompanhado da mãe, o jovem passeava pelo centro, mas não resistiu ao convite do Festival parou para assistir a apresentação do grupo sergipano. “Apesar de gostar muito, não costumo ir ao teatro. Acho bem legal as apresentações na praça”, disse animado.
Não pôde prestigiar as apresentações do sétimo dia de Festival? Não se preocupe. O evento segue até o dia 28 de março com atividades em todos os horários, distribuídas entre os teatros Atheneu, Tobias Barreto e Lourival Baptista, além da praça Fausto Cardoso. Confira a programação completa.
Iniciado nesta quarta-feira, 14, o Festival segue até o dia 29 de março. Espaços como os Teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto, além da Praça Fausto Cardoso, Mirante da Treze de Julho e Rua da Cultura, receberão o evento, que trará também aogrupos já conhecidos do público sergipano, como o Imbuaça, por exemplo, quanto jovens rostos do teatro, como a Companhia de Teatro Montecourt e Coletivo Usina de Teatro.
Ao todo, serão apresentados 30 espetáculos teatrais de palco e de rua, sendo 22 de grupos sergipanos e oito de grupos convidados, dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.
Realização
O II Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (Iacema). Tem patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e co-patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta também com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, Fundação Aperipê, Hotel Del Canto, Banco do Nordeste e Sesc. Colaboram com o II FEST o Sated/SE e o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Mamulengo de Cheiroso leva alegria e tradição ao Festival de Teatro – Fotos: Fabiana Costa/Secult