[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cartela em mãos e ouvidos atentos ao número chamado. Era essa a expectativa da jovem Elaine Maria dos Santos, 34, em tratamento contra um câncer de mama há sete anos. Ela foi uma das contempladas em mais uma edição do bingo realizado na manhã desta terça-feira, 19, pelo grupo Mama Fest (formado por mulheres mastectomizadas – que retiraram a mama) do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Um momento de integração entre pacientes, acompanhantes e funcionários.

“Acho maravilhoso participar dessas atividades desenvolvidas pelo grupo. Esse bingo é beneficente para o grupo, adoro participar de todas as atividades do Mama Fest, porque isso faz a gente esquecer por alguns instantes o tratamento. O bingo anima e distrai a gente. Eu, por exemplo, já ganhei meu brinde, agora é continuar acompanhando os números e tentar a sorte mais uma vez”, explicou Elaine.

De acordo com a fisioterapeuta, Karla Mendonça, que é uma das fundadoras do grupo, a dedicação que é dada a essas mulheres é muito importante para um resultado positivo do tratamento e para melhorar a auto estima. “Preparamos tudo com muito carinho para cada uma dessas mulheres. Para essa edição, o grupo está ainda mais motivado porque elas vão utilizar o dinheiro arrecadado para uma viagem a Salvador, em comemoração aos dez anos do grupo”, disse.

A dona de casa Alcione dos Santos, 35, está há um ano e meio em tratamento. Para ela, o benefício dessas atividades é geral. “Todos acabam ganhando ao participar das atividades realizadas pelo grupo Mama Fest. Fico muito feliz em ter saúde para aproveitar cada momento de descontração. Não vejo a hora de viajar”, contou Alcione.

Premiação

Conjuntos de vasos plásticos para guardar mantimentos, panos de pratos, conjunto de lençol e de copos foram alguns dos prêmios sorteados durante o bingo. Os brindes são adquiridos pelos próprios funcionários que se empenham para proporcionar um momento de integração e muita alegria.

Segundo a coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, a humanização é um dos momentos importantes do tratamento. “Esse é um verdadeiro remédio para as pacientes, é um momento de troca de experiências entre elas. Ações como essa são um incentivo para quem está em tratamento. O amor, a dedicação e a alegria são fundamentais para encorajar os pacientes que estão em tratamento”, afirmou.

Mama Fest

O Grupo Mama Fest surgiu com a idéia de resgatar a auto estima e a feminilidade da mulher submetida ao tratamento do câncer de mama. As pacientes se reúnem uma vez por semana para compartilhar experiências e participam das atividades dedicadas a elas.
Com o objetivo de ajudar o grupo em suas atividades, a auxiliar administrativa, Eliana Mendonça, 56, estava com muita sorte durante o jogo e foi sorteada duas vezes no bingo. “Adoro ajudar o grupo, sempre participo e hoje estou com dupla sorte, já ganhei dois brindes, estou me divertindo muito. Já fui paciente e hoje estou curada e só faço revisões periódicas. Mesmo assim, gosto de participar e me divertir. Quero deixar um conselho para que elas não desistam nunca do tratamento e tenham fé que elas vão vencer”, desejou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.