[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O bairro Santos Dumont, em breve, contará com uma unidade produtiva de qualificação profissional que será mantida pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho.
A obra que está orçada em R$ 90 mil estará pronta no final do mês. Nas quatro salas, a proposta é oferecer os cursos teórico e prático em informática, arte culinária, além de corte e costura. Em outra sala, o projeto é adequá-la para manutenção de computadores. Os cursos visam atender também as comunidades da Soledade, Bugio e Jardim Centenário. Os três turnos vão preparar seis turmas ao dia.
Para construir esta unidade, a Prefeitura de Aracaju qualificou 48 moradores do Santos Dumont para atuar na construção civil do prédio. O treinamento foi dado por técnicos em edificações da Fundat.
Segundo o encarregado da obra, Clênisson Alves Santos, falta fazer as instalações elétricas, a pintura e os serviços de jardinagem. “Em trinta dias entregaremos a obra”, disse ele. “Agora, a comunidade vai ter a oportunidade de se qualificar e disputar uma vaga no mercado de trabalho. Futuramente, poderemos formar uma cooperativa de corte e costura”, opinou.
Além de ser uma forma de reciclagem profissional, os moradores aprovam a construção da unidade produtiva, construída num local onde antes havia muito mato e lixo. Na última reunião do orçamento participativo, a comunidade sugeriu ainda que, por trás do novo prédio se construa galpões para o funcionamento de cursos de mecânica.

OUTRAS UNIDADES
A comunidade dos bairros Porto Dantas, Santa Maria, Coroa do Meio e Centro, de janeiro a agosto deste ano, receberam qualificação gratuita. Segundo o presidente da Fundat, Antônio Carlos da Mota, já foram oferecidos os cursos de corte e costura, artesanato, arte culinária, aperfeiçoamento para garçons, doces regionais, cabeleireiro, cursos de espanhol e inglês.
Atualmente, novas turmas estão participando dos cursos de tapeçaria, manicuro/pedicuro, silk-screen, informática básica e avançada. “Em breve, efetivamente, estaremos ofertando o curso de padeiro pela Padaria/Escola, situada na avenida Edézio Vieira de Melo, no bairro Suissa”, complementa.
Ele informa ainda que, até hoje, 2.463 pessoas, envolvendo 138 turmas participaram dos cursos de qualificação profissional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.