Mais de mil trabalhadores informais receberão novos uniformes do projeto Trabalho Cidadão
O fardamento, produzido na Unidade de Produção de Confecção da Coroa do Meio, é composto por camisas, jalecos e bermudas. A cor dos uniformes vai variar de acordo com a atividade exercida. Por exemplo: para os que vendem queijo, a cor escolhida é amarela; bronzeadores, artesanato e bijuterias, é azul; bebidas em geral, é verde.
A padronização dos uniformes, a capacitação profissional e acompanhamento social também são alguns dos objetivos desse projeto. O Trabalho Cidadão visa também a inclusão desses trabalhadores na sociedade e conseqüentemente um aumento nas vendas, proporcionando assim um melhoramento da renda.
Segundo Edson Freire Caetano, presidente da Fundat, a padronização dos uniformes levou maior satisfação ao comerciante, aumentando sua auto-estima e possibilitando o fácil acesso a turistas. “Houve um incremento na venda, depois da padronização em mais de 60%. Os turistas vêem hoje os comerciantes com maior credibilidade”, garante.
Andamento do Projeto
O projeto Trabalho Cidadão, iniciado em abril de 2001, foi uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju através da Fundat para beneficiar os trabalhadores ambulantes. Desde então, já foram mais de 3 mil beneficiados, entre comerciantes da orla da praia de Atalaia, Estádio Lourival Batista, Centro comercial, Augusto Franco e Tales Ferraz. “Em 2004 queremos ampliar o projeto, dar ao comerciante mais capacitação e treinamento”, afirmou Caetano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Mais de mil trabalhadores informais receberão novos uniformes do projeto Trabalho Cidadão – Fotos: Abmael Eduardo