Mais de 300 jovens e adultos participam de Curso de Informática promovido pela Fundat
Os cursos oferecidos pela Fundat não se restringem ao preparo técnico dos participantes. As aulas têm início com ministrações sobre relações interpessoais: são dez horas-aula dedicadas à abordagem do tema. “O objetivo é estimular a integração entre os alunos e a convivência em grupo. Eles estarão aprendendo a respeitar os limites de cada um e elevando a auto-estima”, diz o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano.
Na manhã de hoje, os 20 alunos que integram uma das seis turmas de informática ofertadas na sede da Fundat participaram de dinâmicas de integração. Sentados em meio círculo, eles olham um para o outro, se apresentam e são desafiados a aprender o nome dos colegas de turma. “O importante desse momento é eles se conhecerem. Assim, durante o curso eles estarão mais próximos um do outro”, destaca o instrutor das aulas de relações humanas, Mateus Filizola. Esse primeiro contato agrada os participantes e contribui para estabelecer um clima de confiança entre eles. “A gente chega tensa e com essa dinâmica vai descontraindo e relaxando. Não conhecia ninguém e agora já conheço”, comemora Suany Araújo, 38, comerciante.
Finalizadas as aulas de relações interpessoais, os alunos passam ao contato direto com o microcomputador. Numa carga horária total de 80 horas-aula, eles serão instruídos em quatro módulos: Windows, Word, Excel e Corel Draw. Para combater o desemprego com a arma da qualificação, Durval Pereira, 48, aposta no curso de informática. “Estou há um ano e meio desempregado. Tenho uma função, mas não tenho esse curso e hoje todas as firmas pedem que as pessoas saibam infomática”, ressalta. “Se eu tivesse que pagar para estar nesse curso ia ter que demorar muito para fazer”, desabafa.
Nas aulas sobre relações interpessoais, o aluno é capacitado a melhorar o relacionamento com as pessoas que os cercam, aprofundando o conhecimento de si próprio. Com a auto-estima elevada, eles estarão mais fortalecidos para enfrentar a batalha por um emprego. “Isso é muito importante para o resto da vida”, enfatiza Cristiane Dionísio, 18, universitária.
De acordo com Edson Caetano, os instrutores do curso de informática passam por uma avaliação criteriosa. “Eles são treinados pelos técnicos da Fundat, sendo capacitados para lidar com o perfil de cada aluno. Os nossos instrutores participam de um processo de reciclagem e capacitação tanto na área de relações humanas quanto no campo da informática”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Mais de 300 jovens e adultos participam de Curso de Informática promovido pela Fundat – Fotos: Wellington Barreto