Mais de 1800 alunos se inscrevem na VI Olimpíada Ambiental
“É a primeira vez que participo da Olimpíada Ambiental e espero que meu trabalho seja selecionado para a classificação”, foi o que afirmou a aluna Karla Augusta Pinto, estudante no Colégio do Salvador, que entregou juntamente com estudantes e professores de diversas escolas do Estado os trabalhos da VI Olimpíada Ambiental de Sergipe. O prazo final de entrega terminou ontem, segunda-feira, às 17h, com a inscrição de 1.808 alunos, de 39 professores na modalidade projeto e 128 instituições de ensino.
A VI Olimpíada Ambiental de Sergipe é uma promoção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), visando estimular a reflexão sobre as questões e problemas relacionados ao meio ambiente sergipano, tornando mais forte o desejo de aprender, conhecer, pesquisar, investigar e discutir ações humanas de forma a contribuir para criar uma nova consciência voltada ao processo de proteção.
“Sergipe na Rio+20: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável” é o tema da 6º edição da Olimpíada Ambiental. A temática tem por objetivo fazer com que alunos e professores desenvolvam trabalhos e projetos sobre a utilização dos recursos naturais de forma consciente e sustentável, incluindo o homem como parte da própria natureza, e não como um fragmento isolado, permitindo uma interação socioeconômica e socioambiental, aumentando a melhoria da qualidade de vida das gerações presentes e futuras.
Os diversificados trabalhos elaborados pelos estudantes são divididos neste ano em três modalidades: Artes, Produção de Texto e Projeto. Eles serão julgados por uma comissão convidada pela Semarh, formada por uma equipe de artistas plásticos, atores, jornalistas, autores e professores.
De acordo com a pedagoga Maria Cristina da Silva, que durante a manhã de ontem trouxe um caminhão repleto de trabalhos vindos da cidade de Lagarto, destaca que participar da VI Olimpíada Ambiental é uma satisfação indescritível. “Não tem como expressar a alegria dos alunos em realizar estes trabalhos. A Olimpíada além de estimular os estudantes a refletirem um pouco mais sobre as questões ambientais, os sensibilizam para uma maior preservação do planeta, fazendo com que eles sejam cidadãos conscientes”, afirma.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, a Olimpíada Ambiental instiga os atores envolvidos, alunos, professores das redes públicas de ensino e de escolas particulares a refletirem de forma crítica e analítica sobre as questões relacionadas ao meio ambiente sergipano. “Com a participação ativa dos alunos e professores, a Olimpíada Ambiental cria uma mobilidade social, conscientizando os jovens a repensar na sustentabilidade e no desenvolvimento, preservando o meio ambiente”, cita, destacando que além de proporcionar esse envolvimento com as questões ambientais, a Olimpíada promove uma nova concepção de atitudes.
Premiação
A realização da premiação ocorrerá no dia 6 de junho deste ano, no Teatro Tobias Barreto. As premiações acontecerão em duas fases. Na primeira haverá a entrega da medalha para os trabalhos feitos nas modalidades Arte e Produção de Textos. Na segunda etapa, os trabalhos dos alunos classificados em 1º lugar em cada modalidade/categoria receberão o troféu, além do prêmio em dinheiro no valor de R$ 500 em caderneta de poupança. Na modalidade Projeto, destinada apenas para os professores, o valor do prêmio para quem ficar em 1º lugar será de R$ 1.000.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]