Mais de 1.500 alunos participarão do I Sarau Cultural da Seed
Mais de 1.500 alunos da rede estadual de ensino participarão nesta sexta-feira, 19, do I Sarau Cultural promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Durante toda a tarde, a praça Fausto Cardoso será o palco de diversas manifestações artísticas como música, dança, literatura, teatro e artes plásticas a serem apresentadas pelos estudantes.
As atividades terão início às 15h, com uma caminhada envolvendo os alunos das unidades escolares estaduais Atheneu Sergipense, Governador Djenal Tavares de Queiroz, Dom Luciano, Tobias Barreto, Valnir Chagas, Dr. Manoel Luiz, Professora Alba Moreira e Jackson de Figueiredo. Esses alunos participam do Projeto Novembro Negro, desenvolvido nas escolas.
A caminhada sairá da praça Camerino, com destino à praça Fausto Cardoso, onde acontecerá o sarau. Segundo a coordenadora pedagógica da Diretoria de Educação de Aracaju, Cristina Fonseca, durante o sarau os alunos farão apresentações culturais de projetos desenvolvidos em sala de aula.
Programação
Alunos do Colégio Estadual John Kennedy vão mostrar o projeto “O Mundo da Leitura é a Leitura de Todo Mundo”, através do qual vão encenar uma peça teatral mostrando articulação entre poemas do abolicionista Castro Alves e o pensamento de Nelson Mandela e Martin Luther King. Além disso, a peça vai intertextualizar canções de Caetano Veloso, Daniela Mercury, Zé Ramalho e ritmos africanos.
Dança
Os alunos da Educação Especial da Escola Estadual Francisco Portugal, coordenados pela professora Maria Nicélia dos Santos, farão a apresentação de dança ao som da música sergipana “Meu papagaio”, mostrando a capacidade de superação dos limites.
Outra apresentação de dança ficará por conta do projeto “Rumo à África do Sul”, desenvolvido por 10 alunos da Escola Estadual Olavo Bilac. O espetáculo vai homenagear a África do Sul, onde aconteceu a Copa do Mundo 2010, através de uma dança africana, em que os alunos vão mostrar uma coreografia com passos dos movimentos realizados na dança do Maculelê.
Já os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Tobias Barreto farão a encenação dos bailes e apresentações musicais, além de paródias tematizando Cartas Chilenas e Marilia de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, e reproduzindo a romântica seresta para cortejo da mulher amada.
O Projeto “Um quê de negritude”, formado por alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e idealizado pela professora Clélia Ramos, será mais um espetáculo de dança do I Sarau Cultural. O projeto terá como temática “A mulher negra e o contexto de seu papel na eterna luta na história da afirmação do povo africano no Brasil”. Serão homenageadas três mulheres africanas que fizeram parte da história.
Literatura
O grupo dos contadores de história do Centro Experimental Ministro Marco Maciel, formado por vinte alunos, vai apresentar os contos escritos pelos próprios integrantes. Esses contos são resultado do trabalho desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, com a obra literária Feijão de Cego, do escritor sergipano Vladimir Souza Carvalho. A partir da obra foram criadas outras histórias que foram registrados pelos estudantes.
Já o Colégio Estadual Tobias Barreto fará exposição das obras trabalhadas na Primavera Literária, que são recomendadas para o vestibular.
Música
A Banda Marcial do Colégio Estadual José Alves do Nascimento, composta por 60 alunos músicos, também mostrará o seu talento através da música. A banda foi criada no ano de 2008, através do projeto “Nossa Banda”, com o objetivo de trabalhar a aptidão que os alunos já tinham para a música.
Outra apresentação musical ficará por conta dos alunos do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral. Para prestigiar a cultura nordestina, eles apresentarão um repente com o tema “cordel”. Essa ação surgiu do projeto “Nossas Raízes, Nossa Cultura”, coordenado pelos professores de Língua Portuguesa, Redação, Arte e Sociedade e Cultura, com o objetivo de trabalhar a literatura em sua forma mais ampla, mostrando-a em diversas linguagens.
Já os estudantes do Colégio Estadual Barão de Mauá farão um Rap sobre a obra literária Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga. Esse trabalho é desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, e o envolvimento dos alunos com a obra resultou numa leitura atual sobre a temática abordada que se desenvolve através da música, envolvendo diretamente oito estudantes que vão cantar e dançar durante a apresentação.
A Orquestra Big Band, do Conservatório de Música, também fará uma apresentação, mostrando o trabalho desenvolvido pelos professores e o resultado alcançado pelos alunos durante os cursos realizados.
Artes plásticas
As potencialidades da escola pública serão retratadas através de pinturas, grafites e aerografias com temas diversos. As manifestações artísticas desenvolvidas durante o Sarau Cultural serão interpretadas e registradas em tela pelo artista Ângelo, que é aluno da 4ª etapa do EJAEM.
- Mais de 1.500 alunos participarão do I Sarau Cultural da Seed –