Maioria dos atendimentos feitos pelo Samu é encaminhada para as unidades de urgência do município
Do total de pacientes atendidos, apenas 711 foram encaminhados ao Hospital João Alves Filho, o equivalente a 5,22% da média de 15 mil atendimentos que esta unidade hospitalar realiza mensalmente.
Um total de 20% dos casos foi encaminhado pelo Samu para o Hospital Cirurgia. O Hospital Santa Izabel, conveniado com a Prefeitura de Aracaju, recebeu 8% dos pacientes, a Clínica dos Acidentados 4% dos casos, e a Maternidade Hildete Falcão atendeu 3% dos encaminhados.
Há algum tempo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está otimizando o serviço prestado nos postos de atendimento emergencial, o que vem trazendo um resultado significativo. Além de estarem sob a coordenação do Samu, eles contêm a estrutura necessária para atuarem em situações de urgência ou emergência, a exemplo das salas de estabilização com oxigênio.
Aracaju possui três unidades de urgência pré-hospitalar, uma contida no Complexo Municipal de Saúde do Augusto Franco, outra instalada no conjunto Bugio e a terceira no bairro Japãozinho. Além disso, a Unidade do Santos Dumont funciona à noite durante a semana, e nos sábados, domingos e feriados como unidade de urgência.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]