Maestro e solista convidado encantam público sergipano
Mais uma apresentação emocionante movimentou o palco do Teatro Tobias Barreto na noite desta quinta-feira, 8. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e patrocinada pelo Instituto Banese, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), dando continuidade à Temporada Anual de Concertos 2010, sob a direção de Guilherme Mannis, trouxe dois grandes convidados para sua terceira apresentação este ano, o maestro João Maurício Galindo, regente titular da Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e da Jazz Sinfônica, que assume a batuta do concerto como maestro convidado, e o violoncelista russo Pavel Gomziakov, conhecido nos palcos de todo o mundo e parceiro camerístico da pianista portuguesa Maria João Pires, que apresentou-se com a Orsse na Temporada 2009.
Para o maestro convidado, a Sinfônica de Sergipe tem feito um trabalho surpreendente ao longo dos anos. “É a primeira vez que estou em Sergipe e que dirijo um concerto da Orsse. Eu assisti a um concerto da orquestra em São Paulo, e fiquei muito impressionado, e aqui, nos ensaios, e na apresentação, eu fiquei mais impressionado ainda, porque esse é um grupo de músicos jovens e muito entusiasmados, com muita vontade de progredir, de aprender”, afirmou.
O maestro, que tem atividade atuante na área pedagógica, sendo o responsável por inúmeros programas de formação de plateias e de ensino musical para leigos, ainda destaca que o trabalho dos músicos e a disciplina nos ensaios é algo que não se encontra em todas as orquestras, no Brasil e no mundo. “Eles são disciplinados, muito atentos, muito respeitosos, e posso afirmar que não encontramos isso em todas as orquestras”.
Programa
O programa contou com três peças belíssimas e de grande repercussão. A primeira delas é uma obra considerada um dos melhores poemas sinfônicos do compositor russo Modest Mussorgsky, ‘Uma noite no Monte Calvo’.
Em seguida, o solista convidado Pavel Gomziakov subiu ao palco para encantar o público com a destreza e perfeição com que tocava o violoncelo. Gomziakov tocou juntamente com os músicos da Orsse, o Concerto nº1 para violoncelo e orquestra, Hob.VIIb:1, em dó maior, de Franz Joseph Haydn.
O violoncelista Pavel Gomziakov nasceu em Tchaikovsky, Russia, em 1975. Começou seus estudos na área da música aos nove anos com Elena Kopilova. Ganhou seu primeiro prêmio aos 13 anos numa competição para jovens músicos, entre outros vários prêmios renomados internacionalmente. O solista está pela primeira vez em Aracaju e comenta a satisfação em tocar com a Orsse. “Essa orquestra tem muito potencial. Os músicos têm vontade de aprender. Durante os ensaios, eles mostraram que realizam muito bem o trabalho deles”, disse.
Após a apresentação do solista, a Orsse executou a Sinfonia em Sol menor, do compositor cearense Alberto Nepomuceno. A obra que apresenta tons melancólicos encantou o público de jovens amantes da música erudita.
“Não estudo música, mas tenho vontade de aprender a tocar violino. A orquestra sempre traz solistas e convidados muito gabaritados, muito bons em seus trabalhos. Eu nunca me decepcionei, pelo contrário, eu venho a todos os concertos que posso e sou a prova de que os adolescentes também apreciam a música clássica”, explicou o estudante de 13 anos, Gustavo Eugênio, que estava acompanhado da avó e demonstrou extrema empatia pelas apresentações da Orsse.
Porém, não são somente os mais jovens que a Orsse agrada. O grupo é conhecido pela diversidade de público que acompanha a orquestra e cresce a cada temporada. “Eu venho sempre e todas as vezes eu acho espetacular. A Orsse está evoluindo cada vez mais e eu aproveito para trazer a minha sobrinha que toca violino, e que também está cada vez mais interessada”, concluiu a dona de casa Maria das Dores Santos, uma das espectadoras assíduas dos concertos.
O próximo concerto da Orsse acontecerá no dia 29 deste mês, às 19h, na Catedral Metropolitana de Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Maestro e solista convidado encantam público sergipano – O violoncelista russo Pavel Gomziakov com a pianista portuguesa Maria João Pires
- que apresentouse com a Orsse na Temporada 2009 / Foto: Divulgação