[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Trabalho e talento estão reunidos na I Mostra do Curso de Geração de Renda promovido às mães das crianças assistidas pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. A exposição marca o encerramento dos cursos Moda Praia, no Santa Maria; Artesanato, no Alto da Jaqueira; Bijuterias, no Augusto Franco; Velas Decorativas, no São Carlos; Tapeçaria, no Lamarão e Culinária, no Santos Dumont.
“Eu não sabia que tinha talento para desenvolver esse tipo de trabalho”, disse a aluna-mãe, Maria Consuelo Moraes, 57, que participava do curso moda praia. “Além de ser uma atividade muito prazerosa e que nos livra da ociosidade, sinto-me feliz em aprender um novo ofício”, acrescenta ela.
A mostra acontece na praça Fausto Cardoso. Á tarde, as crianças assistidas pelo PETI que moram no Lamarão, Alto da Jaqueira e São Carlos vão fazer apresentações de grupos folclóricos e dança. “Esta é a oportunidade que mãe e filho tem para conhecer o que cada um aprendeu”, disse a coordenadora de assistência social do município, Iolanda de Oliveira.
O curso de capacitação e de geração de renda, para muitas mães representa um reforço garantido no orçamento da família. “Agora tenho uma profissão. Já recebi até encomendas”, disse a mãe e moradora do Lamarão, Cirlene Gomes, 21.
Outras participantes, além de declarar que o curso vai possibilitar outro meio de sustento à família, associaram os cinco meses de aprendizado a uma terapia. “Trabalhar cada peça do colar me faz sentir mais calma”, revelou a aluna do curso de bijuterias, Josefa Lídia, 57, e que educa seus 11 filhos.
A realização deste projeto é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social; o Instituto e Creche Menino Jesus; Associação Católica Bom Pastor e Instituto Joanna de Angelis. Além de receber treinamento específico em cada curso, as 165 alunas tiveram palestras sobre cidadania e convivência social, numa demonstração de que a Prefeitura de Aracaju se preocupa com o bem estar e a cidadania de cada uma das participantes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.