[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dirigentes da classe empresarial lojista e empresários sergipanos foram chamados pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, a se somarem à campanha para a formalização de micro e pequenos negócios que será lançada pelo Governo do Estado. O convite foi feito durante a realização de mais um encontro do projeto ‘Conversando com o Lojista’, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, nesta quinta-feira, dia 6.

Convidado para abrir a mesa de discussões, Jorge Santana apresentou o Plano de Desenvolvimento Econômico proposto para Sergipe pelo Governo do Estado. O secretário iniciou sua exposição ressaltando os três eixos de atuação, definidos a partir das propostas discutidas com a participação popular, do setor empresarial e da comunidade científica, nas conferências realizadas pelo governo desde o início da atual administração.

"O plano de governo está sempre aberto a receber sugestões da sociedade", ressaltou Jorge Santana, observando como premissas básicas as micro e pequenas empresas, as cadeias produtivas e a área de ciência, tecnologia e inovação.

"Entendemos que o desenvolvimento econômico de um Estado passa por uma política específica voltada para o fortalecimento das micro e pequenas empresas", afirmou o secretário, ao explicar a preocupação do Governo do Estado com o setor em Sergipe. Outra vertente do plano destacada foi a de enxergar as empresas médias e maiores sob a forma de cadeias produtivas buscando o seu adensamento através do preenchimento de elos faltantes, o que será feito com a participação das entidades empresariais nos Fóruns de Competitividade.

Durante a apresentação, o secretário destacou a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em Sergipe como um dos projetos prioritários do Governo. "A ZPE é um espaço geográfico pronto para receber empreendimentos industriais voltados para a exportação e nós já temos uma área de 415 hectares, ao lado do Porto de Sergipe, onde vamos implantar a ZPE buscando atrair indústrias de grande porte", divulgou.

Outras ações do plano foram destacadas pelo secretário durante o encontro: a implantação de modernos complexos empresariais no Estado, como um novo conceito para os antigos distritos industriais existentes; ações voltadas para o incremento na área de comércio exterior; ampliação do terminal portuário para servir de atração a novos empreendimentos e a melhoria dos indicadores na área de ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.

Jorge Santana também destacou o trabalho que vem sendo realizado pela atual administração para a viabilização do Parque Tecnológico de Sergipe, agora relocado para área do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Já estamos com R$ 5 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia em caixa, com mais R$ 1 milhão do governo para a construção do edifício sede", afirmou o secretário, ao destacar a funcionalidade do parque como um ambiente para receber novas empresas inovadoras de base tecnológica.

Participaram do evento, realizado no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas, o presidente da Federação da CDL, Gilson Figueiredo, o secretário de Estado do Turismo, João Augusto Gama, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Lauro Vasconcelos, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Samuel Schuster, o presidente da Fecomercio, Hugo França, além de empresários e lideranças empresariais de vários segmentos da economia sergipana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.