‘Levanta Poeira’ começa nesta sexta-feira, 28
Quando chegam os festejos juninos, Sergipe se mobiliza para consagrar a maior manifestação da cultura nordestina. Em um cenário enfeitado com bandeirolas coloridas, aquecido pelo calor da fogueira e ritmado pelo som da sanfona, do triângulo e da zabumba, transformando o estado em um grande arraial. É neste vai e vem animado que outro símbolo dos festejos juninos pede passagem: as quadrilhas juninas.
Com seus trajes coloridos, coreografias ensaiadas e clima alegre contagiante, esta típica manifestação da cultura local é um espetáculo à parte, atraindo não apenas os olhares dos sergipanos, mas dos inúmeros turistas que por aqui chegam para desfrutar deste período tão festivo. E para apoiar e fortalecer esta tradição, a TV Sergipe criou o Concurso de Quadrilhas Juninas Levanta Poeira, que desde o ano de 2005 viaja pela capital e interior do Estado disseminando e incentivando a cultura sergipana. Este ano, o evento é realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e da Federação das Quadrilhas Juninas de Sergipe.
“Nossas equipes de jornalismo seguem pelo interior de Sergipe nesta caravana e, junto com a equipe do Núcleo de Produção Especial, o NPE, vão mostrando em nossos telejornais cada cidade pólo, suas potencialidades, atrações culturais e, claro, as disputas. Estaremos também ao vivo, com o apoio de nossa Engenharia de Programação, composta por trinta profissionais, envolvidos na cobertura da caravana e do concurso”, informa Ligia Tricot, diretora de jornalismo da emissora afiliada à Rede Globo.
Este ano, oito cidades vão receber o concurso: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Ribeirópolis, Carira, Cristinápolis, Frei Paulo e Canindé de São Francisco. Serão ao todo seis dias de seletivas, três dias de semifinais e um dia de final. Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, este é um concurso que já virou marca registrada dos festejos juninos do Estado, e que se destaca por sua brilhante organização.
“O ciclo junino é um período onde todos os olhares estão voltados para a cultura popular, o forró, as comidas típicas e também, é claro, para as quadrilhas, que a cada ano se especializam cada vez mais, aprimorando a qualidade do trabalho apresentado. O Levanta Poeira condiz com tudo isso, movimentando as cidades pólo, atraindo visitantes que aplaudem de pé a esta manifestação tão cheia de cores que são as quadrilhas”, completou a secretária.
Para Victor Amaral, diretor comercial da TV Sergipe, o concurso já é uma marca de sucesso da emissora. “A prova do sucesso do concurso pode ser medido pela procura dos municípios em participar e até sediar o evento, além do reconhecimento do mercado publicitário em relação ao valor deste produto”, lembrou Victor.
O concurso
Ao todo, serão 36 quadrilhas se exibindo no evento, que passou por algumas mudanças eliminatórias. Uma das novidades é que três quadrilhas – e não mais duas – serão classificadas por noite. Com isso, o concurso terá agora três semifinais e duas quadrilhas a mais irão para a final.
Pela fórmula de disputa, na seletiva, seis quadrilhas se apresentam por noite e quatro delas passam para as semifinais. Nesta fase, oito se apresentam por noite e três delas avançam para a final. Na decisão, as nove quadrilhas finalistas competem pelo título e a vaga de Sergipe no Concurso de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste, que este ano será em Recife, no dia 3 de julho. Ano passado, a campeã do Levanta Poeira, a Unidos em Asa Branca, representante da capital, trouxe o título para Sergipe.
“A expectativa é que tenhamos mais de 2000 pessoas na disputa, entre quadrilheiros e pessoal de apoio. E pelo que já vimos nos ensaios, temos certeza que este ano o Levanta Poeira será ainda mais charmoso e competitivo”, informa Dida Araújo, idealizador e coordenador do concurso.
A primeira seletiva já ocorre na próxima sexta-feira, dia 28 de maio, a partir das 19 horas. A etapa de abertura acontece no Gonzagão, localizado no Augusto Franco. As quadrilhas que se apresentam são pela ordem: Canto do Sabiá, Apaga Fogueira, Pioneiros da Roça, Maracangaia, Unidos em Asa Branca e Asa Branca – nessa ordem.
Seletivas
Aracaju: 28 de maio – 19h
N. S. do Socorro: 29 de maio – 19h
Estância: 30 de maio – 18h
Ribeirópolis: 2 de junho – 19h
Ribeirópolis: 3 de junho – 19h
Carira: 6 de junho – 18h
Semifinais
Estância: 10 de junho – 19h
Cristinápolis: 11 de junho – 19h
Frei Paulo: 12 de junho – 19h
Final
Canindé de São Francisco: 20 de junho – 18h
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- ‘Levanta Poeira’ começa nesta sextafeira