Lançada a V Olimpíada Ambiental de Sergipe
Com o tema ‘Florestas: o futuro do planeta em nossas mãos’, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, declarou aberta na manhã desta terça-feira, 22, a V Olimpíada Ambiental de Sergipe. Centenas de alunos de escolas públicas e particulares de ensino participaram da solenidade de abertura do evento realizada no Teatro Tobias Barreto.
Os incessantes aplausos durante a festa de abertura da olimpíada, que contou com atrações como peça de teatro, canções do coral da Emurb e com a exibição de um vídeo-documentário sobre a Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, também se estenderam em saudação ao Dia da Água, comemorado mundialmente na data de hoje.
Para o secretário, a realização de mais uma edição da olimpíada representa uma iniciativa de caráter educativo, exercida de forma crítica e criativa sobre as questões do meio ambiente. “Através dela, pretende-se, por meio dos trabalhos a serem desenvolvidos a partir de hoje, estimular os alunos a uma melhor reflexão sobre questões e problemas relacionados ao meio ambiente sergipano, tornando mais forte o desejo de aprender, conhecer, pesquisar, investigar e discutir as ações humanas de forma a contribuir para uma nova consciência no processo de proteção”, explicou.
Ele enfatizou que o Governo do Estado, através da Semarh, tem se preocupado em proteger e preservar os recursos naturais que estão inseridos em nossas florestas, por meio de criação de Unidades de Conservação da Natureza. “De acordo com o Diagnóstico Florestal que a Semarh produziu em parceria com a Fundação Araripe, Sergipe detém apenas 13% de cobertura vegetal nativa, incluindo manguezais, mata atlântica, caatinga e áreas litorâneas. Esse número nos serve de alerta para que cuidemos veementemente das florestas do nosso Estado. Conforme tema da olimpíada deste ano, o futuro do planeta está nas mãos de vocês, alunos de hoje e cidadãos ambientais do amanhã”, alertou Genival.
Para o vice-presidente da Federação das Escolas Particulares (Fenen), João Bosco Argolo Delfino, a participação das escolas na olimpíada é uma ação de cumplicidade com a educação. “O meio ambiente é um tema transversal e hoje é assistido pelos alunos por meio dos seus educadores em praticamente todas as disciplinas em sala de aula. Um aprendizado que é levado para o lar. Eles em público irão por em prática o que vêm na escola”, salienta.
De acordo com o professor da Escola Municipal Maria Carvalho, do município de Pedrinhas, Mariozam Messias, esta será a segunda vez que a escola participará da olimpíada e concorrerá ao prêmio. “Eles estão motivadíssimos. Obtivemos o segundo lugar no ano passado nas modalidades Artes, com trabalho em literatura de Codel. Vamos ver o que nos espera esse ano”, comentou ele.
Já para o aluno do sétimo ano, da Escola Estadual Acrízio Cruz, Allyson dos Santos, o seu coração é expectativa pura. “Não sei ainda o que irei desenvolver. Mas vou me inscrever em alguma modalidade. Ouvindo o secretário falar sobre a situação das nossas florestas, percebi que precisamos ser mais educados com o planeta. O prêmio é bom, mas o mais importante é participar dessa conscientização”.
Olimpíada
Segundo o coordenador da V Olimpíada Ambiental, Osmário Santos, a olimpíada se destaca na área de Educação em Sergipe pela penetração que tem em sala de aula. “A cada ano temos trabalhado o Meio Ambiente de Sergipe em seus diversificados temas. Este ano priorizamos as florestas de Sergipe, uma iniciativa pensada em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), a qual declarou 2011 como o Ano Internacional de Florestas”, explicou.
Desde a sua 1ª edição, a olimpíada ambiental já trabalhou com temas afins, como ‘Lidando com a escassez da água’, ‘Mudanças Climáticas’, ‘Água e Vida, Protegendo as águas de Sergipe’ e neste último ano, ‘Biodiversidade Sergipana: Relação Homem – Natureza’.
Somando as quatro últimas edições, a olimpíada já reuniu, no total, 10.247 pessoas. Sendo, 9.971 estudantes e 276 professores, além do envolvimento de 428 instituições. Foram apresentados mais de sete mil trabalhos. O acesso de participantes ao site oficial da olimpíada já ultrapassa o número de 158 mil acessos.
Com o objetivo específico de levar estudantes e professores dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior a refletirem de forma crítica e criativa sobre as questões do meio ambiente, a olimpíada foi formatada em quatro modalidades: Ciência, Arte, Produção de Texto e Projetos, este último com categoria exclusiva dos professores. Segundo o regulamento, é estabelecida para cada modalidade, seis categorias, ordenadas para alunos do Ensino Infantil, Fundamental Menor, Fundamental Maior, Ensino Médio, Ensino Superior e Professores.
Premiação
Todo o desempenho de alunos e professores será compensado por meio de premiações. Cada primeiro lugar das modalidades seguido da categoria Cursante irá levar pra casa um cheque ofertado pelo Banese no valor de R$ 500 reais. Já o professor, levará em seu projeto selecionado, o valor de R$ 1.000. Os demais participantes receberão medalhas e troféus. No geral, os demais participantes inscritos pela participação de trabalhos na olimpíada irão concorrer ao sorteio de três note-books. O fechamento da olimpíada que culminará com o dia da revelação dos ganhadores irá ocorrer no dia 6 de junho, no Teatro Tobias Barreto.
Site
Todo o movimento da olimpíada – informações, regulamento e inscrições- deverá ser feito através do seu site oficial, www.olimpiadaambiental.se.gov.br. Página de internet desenvolvida pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Lançada a V Olimpíada Ambiental de Sergipe – Fotos: Igor Andrade/Semarh