[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Jovens do clube de Desbravadores Pantalossa, situado no município de Japaratuba, distante 53 km de Aracaju, participaram no sábado, 27, da palestra sobre doação de sangue do projeto Doador do Futuro. A atividade é uma realização do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

O projeto contempla palestra educativa seguida de visitação às instalações do ciclo do sangue, composto pelos setores de cadastro, pré-triagem, coleta e laboratórios onde o sangue passa pelo processo de sorologia e produção dos hemocomponentes. No auditório, os jovens Lucas Tavares dos Santos, 15 anos, João Victor Souza Moura Lima, 12 anos, e Ricardo Pereira Domingos, 16 anos, acompanharam a palestra atentos às informações passadas pela assistente social, Sandra Pantaleão, do serviço de Captação de Doadores do Hemose. 

Os garotos contaram que ficaram impressionados com as informações e com o vídeo contando a história de uma garotinha em tratamento de um câncer. “Não sabíamos da existência de tanta gente que precisa de sangue para viver”, disse o grupo. 

Alexandre Santos Alves, 18 anos, relatou que ficou impressionado com a situação das pessoas que precisam de transfusão. “Se eu não tivesse participado da palestra nunca imaginaria que tem tanta gente doente e que a doação pode ajudar a salvar a vida dessas pessoas”, afirmou. 

“Através do projeto Doador do Futuro, o Hemocentro de Sergipe trabalha com a educação e a conscientização de crianças e jovens na faixa etária de 6 anos aos 17 anos, sobre a necessidade de serem doadores de sangue, quando atingirem a idade. Se trata de um público que ainda não tem o conhecimento da realidade do sangue. A proposta é educar esse público para que no futuro o Estado não sofra com a falta de plaquetas, hemácias e plasma, hemocomponentes produzidos com a doação de sangue”, frisou Sandra Pantaleão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.