Jovens assistidos pela prefeitura concluem curso de informática
A realização é fruto de uma parceria com a ONG – organização não governamental – Moradia e Cidadania, formada por funcionários da Caixa Econômica Federal. O curso foi ministrado no CAIC, local de referência do Sentinela e do Gurilândia. Foram três meses de aula, com uma carga horária total de 60 horas.
Na ocasião da formatura, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cortês, representantes da SMASC e a representante da ONG, Eliana Corso.
“Esperamos que vocês aproveitem essa oportunidade que nem todos os jovens têm. Estamos muito felizes em contribuir para a conquista de mais uma etapa na vida de vocês. Lembrem-se que um futuro brilhante depende do esforço pessoal de cada um. Por isso continuem estudando e conquistando novos horizontes sempre”, ressalta a secretária Ana Cortês.
A turma de formandos demonstrou que não pretende desperdiçar a oportunidade que lhes foi dada. Muitos ali nem sabiam ligar um computador antes do curso. Com três meses de aula, desmistificaram o uso da máquina e tomaram gosto pela informática.
Anderson Cazuza dos Santos, 18 anos, que está saindo do Projeto Gurilândia, é um exemplo da boa repercussão do curso. “Com as noções de informática que tenho agora vai ficar mais fácil arranjar emprego”, afirma o garoto que cursa o 2º ano do ensino médio e não pretende parar os estudos tão cedo. “Fiquei dois anos no Gurilândia e aprendi a me portar no mercado de trabalho. Agora que estou saindo, pretendo arrumar um emprego e estudar bastante para ser alguém na vida”, acrescenta entusiasmado com o certificado em mãos.
Esse é o mesmo desejo de Joeliude Menezes Pereira, 17 anos, há um ano e meio no Gurilândia. “Eu nunca tinha mexido num computador antes. Depois do curso, gostei tanto que agora pretendo fazer Informática na Universidade”, diz a menina que atualmente cursa o 1º ano do ensino médio.
Motivos para comemorar
Além da conclusão do curso que teve direito à musica, salgadinhos e muito refrigerante, a ocasião serviu também para anunciar uma boa notícia para os adolescentes. De acordo com a representante da Caixa Econômica Federal, Eliana Corso, mês que vem será firmado um convênio entre a ONG e uma escola de Inglês da capital. A parceria irá beneficiar jovens de baixa renda, assistidos pela secretaria, que passarão por uma seleção.
“Sinto-me honrada em estar aqui representando meus colegas da Caixa numa ocasião tão especial como esta. Além da felicidade de participar dessa conquista, estou tendo a felicidade de anunciar mais uma oportunidade na vida de vocês”, afirma Eliana. Segundo ela, é de fundamental importância a parceria com a prefeitura, pois através da Secretaria de Assistência Social, detectam-se as demandas e o público alvo a ser beneficiado.
Ao final da cerimônia, a turma participou de uma brincadeira alusiva ao Dia Internacional da Amizade, comemorado amanhã, dia 20. Todos tiveram que escolher um amigo para dar um abraço forte o suficiente para estourar um balão. Nos balões, foram colocadas mensagens que foram lidas de um amigo para outro.
A secretária Ana Côrtes para encerrar, falou em nome do prefeito Marcelo Déda que prioriza em sua administração a criança e o adolescente. “Continuem assim, com esse espírito participativo que pude comprovar aqui hoje. Assim como vocês se comportam,incentivem seus pais, parentes e amigos a participarem da atual gestão, agindo como cidadãos em prol de uma Aracaju para todos, e conseqüentemente, melhor para vocês”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Jovens assistidos pela prefeitura concluem curso de informática – Fotos: Abmael Eduardo Agência Aracaju de Notícias