Jovem escritor de Estância prepara lançamento de livro
A cidade de Estância sempre foi famosa por ser berço de renomados escritores. Graccho Cardoso, Gumercindo Bessa, Gilberto Amado, Ofenísia Freire e Hunald Alencar, são apenas alguns dos mais conhecidos na literatura estanciana. Porém, um novo nome desponta no mundo das artes em Estância. Trata-se de Tarcísio Ramos, um jovem escritor que lança o livro ‘Ponto de Partida’ no próximo dia 5 de setembro na Academia Sergipana de Letras (ASL).
A proposta do lançamento na ASL ocorreu graças ao esforço do artista, que buscou a Academia para mostrar seu trabalho. “Apresentei o projeto e fiquei muito honrado em ser aceito para lançar meu trabalho na Academia. Acredito que isso dará uma visibilidade ainda maior ao meu trabalho e irá mostrar que Estância continua sendo uma cidade de muitos autores talentosos”, afirma Tarcísio.
‘Ponto de Partida’ é fruto de muito trabalho e dedicação de Tarcísio Ramos. Segundo ele, a ideia de fazer o lançamento do livro surgiu inesperadamente através de uma conversa com um poeta carioca. “Ele me contou que estava juntando dinheiro para lançar seu livro. Empolguei-me e comecei a fazer o mesmo”, conta.
Ele explica que logo depois da conversa, conheceu um site que preparava toda a diagramação e enviava para a residência o material produzido. “Consegui a verba e através do site produzi 30 livros. Com o material em mãos, foi mais fácil buscar parceiros e pessoas que passaram a acreditar ainda mais no trabalho que eu estava realizando”, explica. Dentre as instituições que estão apoiando a publicação, está a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Sesc, a Prefeitura e comerciantes de Estância.
Ponto de Partida
O livro de Tarcísio Ramos é um retrato da alma do escritor. Na publicação estão inúmeros poemas, uma peça de teatro e dois cordéis, que retratam temas variados que lembrar a trajetória do autor. “Os pontos de partida são constantes em nossas vidas. Por isso escolhi esse título, afinal, trata-se do início de uma nova carreira”, descreve ele.
Tarcísio é ator desde os 15 anos e faz da arte seu meio de vida. Na sua carreira artística, já passou pelo Centro de Teatro do Oprimido, do Rio de Janeiro, Grupo Imbuaça e Cia. Estanciana de Artes Cênicas. Desde 2006 ele começou a escrever e em 2007 iniciou a participação em concursos literários, dos quais já ganhou nove prêmios.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jovem escritor de Estância prepara lançamento de livro – Fotos: Fabiana Costa/Secult