[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por demais concorrida e prestigiada, aconteceu nesta sexta-feira, 4, no auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a transmissão do cargo de secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, de Paulo Viana para José Macedo Sobral.

O presidente da Emdagro, Jeferson Feitoza, agradeceu ao novo secretário ter escolhido aquele local para aquela solenidade. Sobre Paulo Viana, ressaltou a devotada gestão voltada ao desenvolvimento agropecuário de Sergipe. “Afirmo sem medo de errar que essa tarefa foi muito bem cumprida, pois ao sair deixa a sua marca de gestor sério, dedicado e, acima de tudo, preocupado com o desenvolvimento do setor produtivo da agropecuária em nosso estado. Seu método de trabalho o credencia a assumir qualquer posto dentro da esfera governamental, tendo como uma das virtudes reconhecer e valorizar as ações desenvolvidas por seus pares, colegas de trabalho”.

Desejou a José Sobral uma administração repleta de realizações, como a que acabara de realizar na Secretaria do Trabalho. “A Emdagro estará sempre à sua disposição para buscarmos as melhores soluções voltadas ainda mais às politicas públicas dos governos federal e estadual na área da agricultura familiar”.

O deputado João Daniel, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Sergipe, agradeceu a Paulo Viana pelo que foi possível fazer nos quatro anos, comandando uma equipe de trabalho no alto sertão, assentando 1.200 famílias do MST. Da mesma forma sinalizou o compromisso com o segundo mandato do governador Marcelo Déda, com José Sobral no comando da pasta, para um labor voltado para o pequeno agricultor na área de Reforma Agrária. Ele transmitiu o grande abraço de todos que fazem o movimento, com a certeza de que fará um grande trabalho.

O Líder do Governo, deputado Francisco Gualberto, agradeceu a Paulo Viana pela contribuição ao setor, pelo apoio a Emdagro responsável pela assistência técnica aos agricultores familiares, contabilizando nesses quatro ano números que traduzem dedicação e trabalho, a exemplo do segundo ano consecutivo como o 2º maior produtor de milho do Nordeste; 5º colocado na região como produtor de leite; além de passar de 16 mil agricultores anteriormente atendidos, para mais de 45 mil. Dirigindo-se a José Sobral, se disse um soldado à disposição do secretário da Emdagro, pronto a intermediar e buscar caminhos de melhoria para os servidores da empresa.

Paulo Viana disse da sua satisfação em passar o cargo ao filho de um amigo, que também foi secretário, o querido José Sobral. Agradeceu a toda a equipe que compôs a Seagri, como Emdagro e Cohidro, ao Governador pela confiança depositada nos 49 meses de gestão, ao PSB e ao Senador Valadares pela indicação para a pasta que ora entregava. Citou agradecimentos aos parceiros como Embrapa, Ministério da Agricultura: à Ceplac com que formalizou acordo para a promoção de diversificação de culturas no Centro Sul do Estado; ao Fida pela consolidação do Projeto Dom Távora, aos Ministérios: do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e da Integração Nacional; à Codevasf pela entega da primeri etapa do Projeto Jacaré Curituba; ao Banco do Nordeste pels disponibilizaçao de crédito; ao Banese cujo aporte de recursos permitiu os Bancos de sementes selecionadas, cuja colheita esta ano será de 400 toneladas; ao Incra pelas condições de disponibilizar 100 mil tarefas de terra para a Reforma Agrária sem conflito, com investimentos de R$ 60 milhões, pelo que parabenizou a equipe da Seagri comandada por Cláudio Silva pelo zeloso trabalho e irretocável seriedade. Finalizando agradeceu aos agricultores que absorveram o sentido da política governamental e tudo fizeram para um Sergipe mais produtivo. Desejou a José Macedo Sobral, todo o sucesso, afirmando: “você tem uma equipe excelente de trabalhadores, conta com os movimentos sociais que dialogam e políticas públicas que você conhece e que são muito favoráveis”.

“Paulo, essa é a tarefa mais difícil de enfrentar, substituir uma pessoa como você, que fez a diferença, dedicando-se ao programa do governo Marcelo Déda”. Assim José Macedo Sobral iniciou sua fala, citando o governador quando afiançou no ato da posse coletiva que todos devem ter dedicação, lealdade e compromisso. Ele fez uma digressão da sua vida no governo onde agora assume a Seagri, reafirmando que se dedicará aos que mais precisam do governo que são os mais humildes. Agradeceu a confiança do governador e a amizade forte como vice-governador Jackson Barreto, exemplo de lealdade, sinceridade, sempre presente nos momentos difíceis.

José Sobral reafirmou o compromisso de que tudo será conversado, pois tudo que esse governo fizer será discutido com os beneficiários, pois são eles que sabem as próprias necessidades. “Não se pode eximir de discutir, e o nosso propósito é aglutinar as ideias de cada um. E nesse contexto está o pessoal da Emdagro com sua garra. Vocês são o que de melhor existe nesse estado na luta pela sua empresa, o mesmo fazendo no atendimento aos agricultores. Faremos tudo em parceria, e é preciso saber que vamos enfrentar assuntos palpitantes e os polêmicos, como também iremos somar a partir de agora com o trabalho do Pronese que integrará a pasta da Agricultura, atitude de extrema sensibilidade do governador que entendeu não ser possível e viável dispender tempo, trabalho e recursos com sobreposição e paralelismo de ações”.

Muito emocionado, agradeceu a presença da sua mãe, da sua esposa e demais parentes, citando a satisfação em ocupar um cargo que já foi exercido pelo seu pai, José Sobral. Agradeceu a presença de todos.

Prestigiaram ainda a solenidade o presidente da Asbraer, Milton Cosson, o secretário do Trabalho, Marcelo Freitas, a secretária Extraordinária dos Direitos da Mulher, Maria Teles,dirigentes de associações de classe, diretores e funcionários da Emdagro e da Cohidro, prefeitos e vice-prefeitos municipais, líderes políticos, dirigentes da Embrapa, da Fetase, de Associações de Criadores de cavalos, de suínos e ovinos e de movimentos sociais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.