Jornalistas conhecem dados relacionados ao turismo em Sergipe
Sergipe encerrou 2009 com dados animadores para o setor turístico. A movimentação de passageiros no aeroporto de Aracaju, por exemplo, teve uma variação de 8,75% a mais em relação a 2008. Já a movimentação de turistas pelas operadoras no Estado cresceu 19,01% no mesmo período, passando de 25.706 para 30.593 turistas. Informações como essas foram divulgadas nesta quinta-feira, 18, para jornalistas de veículos de comunicação que atuam no Estado.
A apresentação ocorreu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), com ampla participação da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), vinculada à Sedetec. Inicialmente foi mostrado pelo diretor-presidente da Emsetur, José Roberto Lima, o Relatório Turismo Sergipano 2009, indicando o perfil do turista e a análise de dados como profissão, motivo da viagem, faixa etária e meio de transporte utilizado pelo visitante.
“Um dos fatores que mais chamam a atenção é o aumento do turismo de lazer, o que é fruto de ações com operadoras de turismo, especialmente com a CVC. O número subiu de 37,78% para 43,10% quando observado o quesito motivo da viagem”, aponta José Roberto. O relatório diz ainda que turistas baianos continuam sendo maioria em Sergipe, representando 35,10% dos visitantes. Já São Paulo fica em segundo lugar em relação à emissão de turistas, com 13,46%, seguido por Pernambuco (8,8%), Rio de Janeiro (7,8%), Alagoas (7,32%), Distrito Federal (4,67%), Minas Gerais (4,02%) e demais estados (18,83%).
José Roberto comentou que em 2009 o setor hoteleiro sergipano registrou um crescimento de 26% do seu parque, e que atualmente são cerca de dez mil leitos. “Esse número leva em consideração apenas os hotéis. Não abrange pousadas ou outras formas de hospedagem”, enfatizou.
Outro ponto destacado pelo relatório diz respeito à permanência média mínima do turista em Sergipe. “É muito importante fazer o turista permanecer mais dias no Estado. Em 2008 tínhamos uma média de 2,66 dias. Já em 2009, o número subiu para 3,05, o que representa uma variação de 14,6%”, informou. Ele destacou também que o saldo acumulado de empregados no setor hoteleiro teve uma variação de 103,61% de 2008 para 2009. “De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no grupo alojamento e alimentação, o número de empregados em Sergipe passou de 1.275, em 2008, para 2.596, em 2009”, citou Lima.
Perspectivas
Para o diretor-presidente da Emsetur, as perspectivas para o ano de 2010 são de continuidade no aumento desses números. Ele lembra que atualmente duas grandes operadoras trabalham Sergipe como destino turístico: a CVC e a Tam Viagens. “Os principais desafios para o nosso turismo em 2010 são atingir a taxa de crescimento do fluxo turístico em 15%, o que representa trazer mais cem mil turistas para o Estado; aumentar as ações de comercialização com o setor privado, a exemplo da participação em feiras setoriais, e elevar a participação de Sergipe no ranking das principais operadoras de turismo. Hoje o estado ocupa a 27ª posição”, disse.
Ainda de acordo com José Roberto, outro desafio é elevar a quantidade de profissionais capacitados na cadeia produtiva do turismo. “No ano passado foram 500 pessoas capacitadas. Em 2010 esperamos chegar a duas mil. O que precisamos garantir na cultura do turismo é a continuidade de processos de capacitação e de parceria com todo o trade, já que muitas das ações da Emsetur estão focadas na comercialização, promoção do turismo e capacitação profissional. Se essas ações não tiverem continuidade, certamente perde-se mercado”, observou.
Prodetur
Além do Relatório Turismo Sergipano 2009 mostrado pela Emsetur, os jornalistas receberam do secretário do Turismo, Jorge Santana, informações sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), que é uma união de esforços do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur).
Um dos principais objetivos é fazer convergir as ações estaduais com o alcance das metas do Plano Nacional de Turismo. Desta forma, cabe ao BID repassar 60% do total de recursos, por meio de contratos de empréstimo; ao MTur, cabe a contrapartida de 36%; e aos governos estaduais ou municipais, 4% do total. O investimento total previsto do Prodetur Nacional, para todo o país, é de US$ 1 bilhão e, para Sergipe, é de US$ 100 milhões.
O secretário Jorge Santana informou que parte dos recursos já estão sendo aplicados. “Mesmo antes de contratar completamente essa operação, o Governo Federal começou a adiantar parte dos recursos para financiar obras, com base no conceito de Pólo, que abrange vários municípios de uma região”, disse.
Para ele, os investimentos feitos na área do turismo têm que obter como contrapartida resultados práticos. “É muito fácil gastar esse valor, mas a nossa preocupação é estudarmos ao máximo a aplicação dele, ouvir os interessados com o objetivo de ter maior chance de acertar. É preciso alavancar o turismo, aprofundar estudos e definir um elenco de obras baseado em diagnósticos, estudos técnicos, necessidades e no potencial do estado. É desse estudo que devemos extrair subsídios para saber em que investir”, destacou Santana.
De acordo com o secretário do Turismo, é preciso que a sociedade participe da definição de aplicação dos investimentos na área turística, a exemplo do que foi feito em dois seminários, um em setembro e outro em novembro de 2009. O primeiro serviu para traçar um diagnóstico estratégico, com levantamento de forças, fragilidades, oportunidades e ameaças constatadas no setor. O segundo, mais consistente, tratou de estratégias e plano de ações.
Missão do BID
Em janeiro de 2010, membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério do Turismo realizaram a primeira missão em Sergipe para discutir os recursos do Prodetur. Dos US$ 100 milhões solicitados pelo estado, que poderão ser usados ao longo de cinco anos a partir da assinatura do convênio, uma parcela será aplicada na divulgação e outra na infraestrutura turística sergipana.
Porém, alguns convênios já foram celebrados com o MTur desde agosto de 2009. Eles dizem respeito às áreas de Infraestrutura e Serviços; Estratégia do Produto Turístico; Estratégia de Comercialização; Gestão Ambiental e Fortalecimento Institucional. São exemplos desses investimentos a implantação de uma rodovia de 8 km ligando a sede do município de Santa Luzia do Itanhi ao povoado Crasto; a reforma do Cacique Chá e a restauração dos painéis do artista Jenner Augusto, além da execução de um plano de marketing para aumentar a competitividade do destino turístico Sergipe nos mercados regional e nacional.
O jornalista Ivan Valença, que participou do encontro, disse que o que mais lhe chamou a atenção foi o expressivo investimento no turismo de US$ 100 milhões. “Esse valor de US$ 100 milhões, da maneira como deve ser aplicado, contempla obras que desenvolvem não apenas o turismo, mas o setor econômico em geral do estado. Os dados mostrados pela Emsetur também são animadores, mas sem dúvida o destaque é que dá para fazer muito pelo turismo em Sergipe com US$ 100 milhões”, observou.
Outro que esteve atento às informações foi o jornalista André Barros. “Pela experiência que temos, sabemos que esse recurso do Prodetur realmente vai chegar. Hoje, no meu dia-a-dia, já vejo hoteleiros e agentes de viagens satisfeitos com os números do turismo em Sergipe, o que mostra que os resultados da política de turismo estão sendo percebidos na prática. Muito me chamou a atenção também o crescimento do turismo de lazer, que pela primeira vez ganhou para o de negócios, mexendo com mais de 50 setores da economia”, comentou Barros.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jornalistas conhecem dados relacionados ao turismo em Sergipe – Jornalistas conhecem dados relacionados ao turismo em Sergipe / Fotos: Alejandro Zambrana/Sedetec