João Eloy determina reforço no aparato da SSP em Itabaiana
Em visita a Itabaiana, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, anunciou nesta quinta-feira, dia 18, reforços para a Polícia Militar e Polícia Civil no município, distante 56 quilômetros de Aracaju. Um efetivo extra de unidades especializadas da PM irá intensificar o patrulhamento preventivo, enquanto equipes de inteligência da PC auxiliarão na resolução de crimes, em especial os de homicídio e tráfico.
Essas e outras medidas foram divulgadas durante reunião com os gestores estaduais e regionais da SSP, além do prefeito Luciano Bispo. “Vamos equipar mais a delegacia de Itabaiana para mais não ocorrer crimes como os que temos visto nas últimas semanas na cidade. Estamos colocando mais dois delegados e equipes de investigadores para cumprir mandados de prisão, seja por qualquer tipo de crime”, adiantou.
Segundo João Eloy, o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SSP também já se faz presente em Itabaiana, assim como o Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam). “Serão formados, inclusive, policiais militares do batalhão local para atuar apenas como um grupamento do Getam, como já há em Aracaju e Estância”, informou o secretário durante entrevista a emissoras de rádio locais.
Ainda de acordo com João Eloy, nas áreas críticas na cidade de Itabaiana, onde há mais delitos ou crimes de maior potencial ofensivo, serão colocados dois ônibus equipados, com delegacias móveis da PC e postos avançados da PM. “A população de Itabaiana pode ficar tranquila, pois a SSP dará todo o apoio necessário. Os policiais também estarão na rua, sobretudo nos dias de feira, quando há movimentação mais significativa de valores na cidade e nos 75 povoados do município. Essas providências estão sendo tomadas desde ontem e a área será ocupada até que retome a normalidade”, acrescentou João Eloy.
O secretário João Eloy visitou pela manhã a Delegacia Regional da Polícia Civil e o 3º Batalhão do Polícia Militar, sediados em Itabaiana. São essas unidades que coordenam o policiamento na região agreste. À tarde, ele esteve na localidade onde está sendo construída a nova Delegacia da PC de Itabaiana, um investimento de mais de 1,4 milhões, com previsão de entrega para novembro deste ano.
Participaram das reuniões e incursões o secretário-adjunto da SSP, delegado João Batista, o comandante-geral da PM, coronel Aelson Resende, a superintendente da PC, delegada Katarina Feitoza, o comandante do Policiamento Militar do Interior, tenente-coronel José Andrade, a coordenadora da PC no Interior, delegada Viviane Pessoa, além de gestores locais, como a coordenadora regional da PC, delegada Juliana Alcoforado, e o comandante do 3º Batalhão, coronel Jospe Vieira.
Redução
Conforme dados da SSP, foram registrados 20 homicídios em Itabaiana no primeiro semestre de 2011. Outros 18 ocorreram apenas em julho e na primeira quinzena de agosto. “Esse é um fenômeno que pretendemos reverter com ações como as que já desencadeamos em 2010, quando conseguimos reduzir o número de homicídios para 26, menor que em 2009, quando foram registrados 42 crimes desta natureza”, explicou João Eloy.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- João Eloy determina reforço no aparato da SSP em Itabaiana –