Jackson reúne secretários para discutir construção de shopping
Na tarde desta segunda-feira, 29, o vice-governador Jackson Barreto reuniu-se mais uma vez com os secretários de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, e o empresário e ex-prefeito de Lagarto, Zezé Rocha, para debater questões técnicas que envolvem a construção de um shopping próximo ao novo campus da Universidade federal de Sergipe (UFS) no município.
Somando um investimento privado de R$ 80 milhões, o shopping irá ofertar 2.700 empregos diretos e indiretos. Jackson Barreto pontuou que os investimentos do Governo do Estado em saúde, com a construção do hospital do município; educação, com a chegada do campus da Universidade Federal de Sergipe que ofertará o curso de Medicina; e infraestrutura, com a construção de um novo terminal Rodoviário, atraiu o setor privado para a região.
“Avançamos na discussão para compatibilizar o projeto do Governo do Estado, o projeto do Campus da Universidade Federal e o projeto do shopping, que ficará no trecho da avenida Lourival Batista que une a rodovia ao Campus. Lagarto crescerá muito com a implantação do Campus da UFS; um campus universitário é sinônimo de desenvolvimento e o projeto do shopping demonstra isso. Quando Marcelo Déda pensou em levar o Campus para o município, ele sabia que novos empreendimentos surgiriam. O trabalho do Governo do Estado e da Universidade Federal viabilizaram a chegada desse shopping, que gerará mais de dois mil empregos, além dos empregos ofertados pela UFS. O governo estadual faz sua parte, assim como o Governo Federal e a iniciativa privada”, declarou.
O empresário Zezé Rocha compartilha da opinião de Jackson e conta que o projeto do centro de compras foi concretizado após a chegada do novo Campus à cidade. “O projeto do shopping está sendo estudado há dois anos. Quando o campus de Saúde foi aprovado, enxerguei uma oportunidade de investimento, porque a cidade vai crescer. Fizemos pesquisas sobre a população flutuante de Lagarto, sobre o crescimento econômico da região e vimos que é viável. Serão mais de 140 lojas”, disse.
Valmor Barbosa, secretário de Estado de Infraestrutura, explicou que a construção do estabelecimento implica em um novo projeto viário para zona de expansão de Lagarto, onde serão construídos o shopping e o Campus. “A consultoria de Zezé Rocha vai apresentar, juntamente coma Universidade, uma proposta de um sistema viário viável. Estava pronto o projeto de uma avenida para acessar a Universidade, mas com o advento do shopping, que é vizinho ao Campus, surgiu a necessidade de se estudar a área como um todo, já que o projeto viário inicial não contemplava o shopping. Na próxima reunião, vamos analisar e discutir os custos e a competência de cada um”, informou.
De acordo com o secretário Valmor Barbosa, na reunião o ex-prefeito Zezé Rocha mostrou o investimento que irá fazer na implantação do shopping e procurou saber se o acesso ao campus contempla também esse empreendimento que ele deseja construir. “Eu falei que teremos que fazer uma readequação do sistema viário, pois como é muito próximo, haverá uma mudança em toda a concepção desse acesso. Vamos ter uma reunião segunda-feira na Seplag, com o vice-governador, com a universidade, com o ex-prefeito Zezé rocha, para que a gente possa fazer essa nova análise, já que agora precisa de um estudo maior”, disse.
Já o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, enfatizou que as obras de infraestrutura realizadas pelo Governo foram determinantes para atrair novas empresas em terras sergipanas. “Os empresários nos apresentaram o projeto do shopping, que levará um progresso significativo para a cidade. Ficamos felizes em ver que os investimentos do Governo de Sergipe em Lagarto já estão gerando frutos, levando os empreendedores privados a fazerem investimentos naquela cidade. Percebemos, muito claramente, que o sucesso desse empreendimento decorre dos investimentos feitos para o campus e para o Hospital de Lagarto. A ideia de articular um campus universitário de Saúde com um complexo de saúde foi um grande acerto do governador Marcelo Déda”, disse.
UFS
As atividades acadêmicas do campus de Lagarto iniciaram em maio. Seu primeiro vestibular ocorreu em dezembro de 2010, no qual foram ofertadas 300 vagas para os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os cursos de Medicina e Odontologia foram autorizados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em maio e devem iniciar suas atividades no próximo ano. As graduações entram no vestibular 2012, que acontece em novembro deste ano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson reúne secretários para discutir construção de shopping – Fotos: Marcelle Cristinne/ASN