Jackson recebe representantes do BID e discute infraestrutura turística de SE
A infraestrutura turística de Sergipe foi tema da reunião entre o vice-governador, Jackson Barreto, o secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha, e os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na manhã desta quinta-feira, 6. Na ocasião, Jackson tomou conhecimento do acordo que garante U$ 60 milhões para investimentos em turismo e capacitação profissional no estado. O empréstimo será disponibilizado através do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur).
“Recebemos os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento que possuem um projeto para o estado na ordem de U$ 60 milhões. Esse montante inclui investimentos como atracadores em Brejo Grande, na orla de Canindé de São Francisco, a construção da rodovia ligando Bom Sucesso à Rota do sertão e diversas obras de fortalecimento de nossa infraestrutura turística. O mais importante é que essas obras estão localizadas em áreas que precisam de emprego e renda pelas carências sociais. Agora, vamos aguardar a análise da Secretaria Do Tesouro Nacional e do Congresso. Esses projetos favorecem o turismo de compromisso social”, declarou Jackson Barreto.
A assinatura do convênio ocorreu na última terça-feira, 4, em Brasília, e contou com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira. O secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha, explicou que o diferencial do Prodetur é o fortalecimento da cadeia de serviços turísticos, como transporte, alimentação e hotelaria.
“Sergipe se habilitou a contrair empréstimo na ordem de U$ 60 milhões. A novidade desse Prodetur é que, além dos investimentos em infraestrutura, ele abrange também a qualificação profissional de todos que trabalham na cadeia de turismo, com cursos profissionalizantes de camareira, de recepcionista, a capacitação dos taxistas que circulam pela região Sul do estado e que transportam turistas. Vamos preparar essas pessoas para a inclusão no mercado de trabalho, que será criado com esses investimentos. Também temos ações na área de educação ambiental para o turista e para o munícipe e na divulgação de Sergipe no País e no exterior”, disse.
O Prodetur é um programa de crédito para o setor público que foi concebido tanto para criar condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística na Região Nordeste, quanto para melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas. O Prodetur é financiado com recursos do BID e tem o Banco do Nordeste como Órgão Executor.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson recebe representantes do BID e discute infraestrutura turística de SE – Fotos: Wellington Barreto/ASN