Jackson recebe o deputado João Daniel e comissão de dirigentes do MST
Uma extensa pauta abordando diversos aspectos da estrutura dos assentamentos, aperfeiçoamento de ações governamentais e dinamização de ações produtivas em benefício da agricultura familiar. Essa foi a temática de uma ampla reunião onde o governador em exercício Jackson Barreto ouviu reivindicações e debateu diversas iniciativas com o deputado estadual João Daniel Somariva e dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A reunião prolongou-se até as 21h30 desta terça-feira, 10, no Palácio dos Despachos.
“Recebemos essa representação do MST com uma pauta de reivindicações extensa, composta por mais de 20 itens, cumprindo o seu papel de reivindicar aquilo que o Governo do Estado puder ajudar no sentido de fortalecer os assentamentos e buscar recursos junto ao Governo Federal para, de forma pacífica, resolver a situação de diversos acampamentos existentes em Sergipe”, descreveu o governador em exercício, ao término da reunião.
Ainda conforme o governador em exercício, também esteve no foco das discussões a necessidade de melhorar a infraestrutura dos assentamentos, solucionando questões como a necessidades de beneficiar as escolas existentes, implantação de novas unidades de ensino e cursos de formação para os jovens trabalhadores rurais. “O movimento também demonstrou preocupação com a dinamização de agroindústrias que estimulem as cadeias produtivas no campo, com questões relativas ao meio ambiente e, sobretudo, com o fortalecimento dos assentamentos já existentes, dotando-os de estruturas capazes de oferecer sustentabilidade a todas as atividades desenvolvidas”, complementou Jackson Barreto.
Destaque Nacional
A atuação destacada do MST em Sergipe, segundo o governador em exercício, faz do trabalho realizado em Sergipe referência, já que há uma diferença muito grande da forma de atuação existente aqui do que é constatado em outras regiões do país. “Aqui vemos o MST produzindo, organizado, e dando uma nova face à produção da agricultura familiar. O papel do Estado é dar a sua contribuição, afinal de contas, se ampliamos o apoio técnico para fortalecer os assentamentos, estamos fortalecendo a agricultura familiar que hoje é um dos eixos mais importantes que temos na formação da nossa economia, demandando um grande efetivo de mão de obra”, ponderou Jackson Barreto.
A melhoria da qualidade de vida na zona rural sergipana é, segundo Jackson, fruto dessa ampliação do potencial produtivo do campo nos últimos anos em Sergipe. “A ampliação da produção e a geração de renda advinda disso é fator de melhoria da qualidade de vida do homem do campo e, indissociavelmente, da melhoria da qualidade de vida na cidade, já que com uma melhor produção de produtos agrícolas de qualidade, os cidadãos urbanos também desfrutam de uma melhor qualidade de vida. O Governo do Estado sabe dessa importância e, através de ações conjuntas com o MST, pode oferecer seu apoio técnico para fortalecer esse trabalho”, contextualizou Jackson Barreto, que foi assessorado na abordagem dos temas correlatos pelo secretário de Estado da Agricultura, José Macêdo Sobral.
Avanço Importante
O deputado João Daniel avaliou a reunião como muito produtiva já que o governador em exercício buscou dar encaminhamento imediato a diversas questões apresentadas. “Trouxemos uma extensa pauta que pôde ser debatida e discutida com o governador em exercício, criando uma agenda no sentido de buscar soluções para problemas novos e antigos que dependem de uma boa discussão entre o Governo do Estado e os movimentos sociais. Foi um encontro muito produtivo e, com certeza, gerará frutos para o Movimento Sem-Terra , para o Governo do Estado e para o povo de Sergipe”, sintetizou o parlamentar.
Já o dirigente nacional do MST e coordenador em Sergipe, Gileno Damasceno destacou a importância de um encontro que pode ser considerado histórico para o movimento. “Foi fundamental, já que depois de cerca de seis anos tivemos uma audiência de fato com o governador do Estado em exercício para sentar e expor uma pauta que possui pontos já antigos e fundamentais para o fortalecimento da reforma agrária em Sergipe e do MST”, avaliou o dirigente. “Conseguimos adiantar uma pauta que viemos trabalhando há muito tempo e acreditamos que muita coisa vai avançar, como sinalizou o governador”, completou Damasceno.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson recebe o deputado João Daniel e comissão de dirigentes do MST – O governador em exercício Jackson Barreto