Jackson participa do desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de setembro
Na data em que se comemora 191 anos da Independência do Brasil, em Sergipe o governador em exercício, Jackson Barreto, participou do tradicional desfile cívico-militar que contou com a participação de 19 escolas da rede estadual, seis particulares, oito representações de organizações sociais, além das instituições militares que abriram a solenidade, reunindo milhares de cidadãos ao longo da Avenida Barão de Maruim, neste sábado.
Organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, a maior festa cívica brasileira trouxe, no estado, o tema “Pátria Amada Brasil”. O evento, aguardado todos os anos, pela população, funciona como uma manifestação de respeito com a Nação, revivendo nos cidadãos brasileiros o orgulho por sua nacionalidade, fortalecendo valores patrióticos e servindo como momento de reflexão na luta por um país cada vez melhor.
“Eu defendo que a luta pela independência política foi e é importante. Mas a construção de um Brasil independente se faz com independência econômica, com a luta pela nossa soberania e independência social. É preciso, neste 7 de setembro, reconhecer o papel do povo brasileiro na construção deste país, mas é preciso que cada um de nós possa dar sua contribuição, para socialmente sermos também um país independente”, disse Jackson Barreto.
As palavras do governador foram reforçadas pela declaração do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, que explicou a escolha do tema ‘Pátria Amada Brasil’, a qual reflete o desejo de motivar a população pelo zelo maior do país, que é de todos os brasileiros. “É preciso que se aprenda a querer bem a nação e despertar para os valores da pátria, para exigir, buscar direitos e com cada um reconhecendo seus deveres”, enfatizou o secretário.
Belivaldo destacou ainda o empenho pela continuação da tradição que é a comemoração ao 7 de setembro. “A gente tem feito questão para que essa tradição se repita a cada ano. São 25 escolas, entre escolas da rede estadual e particular participando dessa comemoração de 101 anos de independência do Brasil. Este ano, mais uma vez, com participação maciça da população e o objetivo principal é fazer com que os sergipanos estejam sempre preparados para o despertar da cidadania e brasilidade”.
De acordo com informações da Policia Militar, estima-se que o desfile contou com um público de mais de 20 mil pessoas. Cidadãos como Luciene dos Santos que trouxe duas sobrinhas e o filho de 4 anos, que se encantaram com o que viram no desfile.
“Sempre que posso venho ao desfile. Este ano está excelente. Vim com minhas duas sobrinhas e meu filho. Gostei muito da cavalaria da polícia e quero ver os colégios. Acho uma ótima oportunidade de lazer para as famílias nesse dia de homenagem à pátria”, contou Luciene ao lado do pequeno Daniel, que não desviava a atenção do desfile.
Já Walace Guimarães, que todos os anos assiste ao desfile, estava sozinho, mas fez questão de filmar tudo para mostrar a sua esposa, que este ano não pode lhe acompanhar no evento. “Ver o desfile é uma tradição, já que sou de família de militar. Venho todos os anos. Como fui criado com civismo, considero o patriotismo moral e civil como condições que o cidadão deve exercer”, avaliou.
Entre colégios públicos e particulares, cavalaria, grupos especiais da polícia militar e bombeiros, viaturas, caminhões de combate a incêndio, apresentação aérea, bandas, representantes das Forças Armadas, Guarda Municipal, instituições civis, carros alegóricos valorizando a diversidade étnica, racial e inclusão, o que desfilou, mais uma vez, na avenida foi o compromisso das diversas instituições com a nação brasileira e o orgulho e esperança, trazidos especialmente pelos jovens e respaldado pelos mais velhos de que a independência do país se constrói a cada dia através da junção de forças e luta de toda a população, porque todos pertencem e são responsáveis por fazer um Brasil cada vez melhor.
Presenças
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre as quais o senador Antônio Carlos Valadares; o deputado federal Valadares Filho; a deputada estadual Conceição Vieira; o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machadodo; e os secretários de Estado da Casa Civil, Sílvio Santos; da Educação, Belivaldo Chagas; da Segurança Publica, João Eloy; a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitosa, da Agricultura, José Sobral; do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento; do Meio Ambiente, Genival Nunes; da Infraestrutura, Valmor Barbosa; de Articulação Política e Relações Institucionais, Fernando Noronha e o subsecretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, João Francisco dos Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Jackson participa do desfile cívicomilitar em comemoração ao 7 de setembro –