[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador em exercício, Jackson Barreto, participou na noite dessa terça-feira, 13, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), da solenidade de entrega de medalhas por tempo de serviço e promoção de praças da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Foram 63 terceiros sargentos promovidos à condição de segundos sargentos de Qualificações Policiais-Militares Particulares (QPMP 0 – combatente), pelo critério de antiguidade e oito policiais militares homenageados por tempo de serviço, com a medalha de ouro entregue aos que completam três décadas de exercício da atividade policial militar.

Jackson Barreto afirmou a sua alegria em estar participando de um momento tão importante na vida dos militares e familiares que receberam a promoção ou homenagem no ato solene e ressaltou, ainda, o compromisso do governador Marcelo Déda com a Polícia Militar do Estado. “Sei que estamos, aqui, fazendo aquilo que é um direito de cada militar. O nosso governo não se preocupou apenas em oferecer um melhor salário para os militares, mas também, como ouvi dos próprios militares, hoje, na antessala deste auditório, que a gestão de Marcelo Déda foi a que mais se preocupou com a PM de Sergipe, não apenas no aspecto salarial, mas ao investir em equipamentos de segurança, fardamentos, veículos e armamento, para dar as condições necessárias para que os profissionais possam exercer seu papel na sociedade”, disse o governador em exercício. 

O Governo do Estado, ao longo da gestão de Marcelo Déda, traçou como essencial a valorização dos servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para tanto, investiu só em 2007 e 2008 mais de R$ 31 milhões para corrigir distorções salariais da tropa, gerando aumento nos vencimentos do soldado ao coronel entre 48,58% e 69,24%. Já a partir de 2009, quando Marcelo Déda assinou a Lei que sancionou o reajuste do salário da PM e do CBMSE, Sergipe passou a ser referência nos valores pagos aos policiais e bombeiros militares. A remuneração mínima do soldado engajado, em Sergipe, é de R$ 3, 615 mil, cifra que coloca o estado entre as maiores remunerações pagas no Brasil. 

Reconhecimento

Em agosto deste ano, em solenidade semelhante a desta terça-feira, promovida em comemoração ao Dia do Soldado (25 de agosto), outras 294 promoções e condecorações a autoridades e personalidades da sociedade civil, a solenidade também marcou a outorga de condecorações aos próprios militares, entre elas a Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta comenda da Policia Militar do Estado de Sergipe, e a medalha dos 30 Anos de Serviço, entregue aos que completam as três décadas na atividade policial militar.

De acordo com o comandante Geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel PM Maurício Iunes, a satisfação deste tipo de homenagem vai além da solenidade em si, pois é também, uma forma de lembrar e reconhecer o trabalho duro e focado da força policial militar sergipana.

“É uma alegria para o Comando Geral da PM, para a Secretaria de Estado de Segurança Pública e para o Governo do Estado realizar um ato como este, de forma simples e objetiva. Ao lado de cada um desses policiais que estão sendo promovidos existem outros homens de coragem, valorosos, que merecem respeito da população sergipana. Esses policiais, sem dúvida alguma, têm realizado seu trabalho com destemor e tenacidade. Quando saímos de casa não sabemos se iremos voltar, mas sabemos da nossa missão moral e ética de realizarmos a nossa obrigação em defesa não só das famílias, mas também, de toda a sociedade sergipana”, declarou o coronel Iunes. 

Para os homenageados o momento foi de orgulho e emoção. “Sinto-me reconhecido pelo serviço e pelos anos prestados a sociedade sergipana. Esse ato deve ser repetido mais vezes para motivar ainda mais os policiais militares a desenvolverem sua missão”, explicou o sargento Jorge Bonfim. O capitão Reginaldo Menezes de Araújo também se mostrou orgulhoso pela homenagem recebida. “Vou completar 30 anos de serviços prestados a Polícia Militar. É um serviço árduo, mas que nos deixa com a sensação de missão cumprida. Tenho muito orgulho de trabalhar em prol da segurança da população. O governo tem auxiliado muito para que nossa instituição cumpra o seu papel” esclareceu o capitão.

Segundo Jackson, atos como estes demonstram o respeito e carinho que o Governo do Estado possui pelos seus militares e reconheceu que ainda há muito a se fazer, mas que se o Estado não o faz é porque há limitações financeiras que vão além da vontade dos seus gestores. Sobre esta questão o governador lembrou que muitas dessas dificuldades financeiras derivam da redução dos Fundos de Participação dos Estados (FDE) e Municípios (FPM), mas que para amenizar essas perdas, 17 estados foram escolhidos, levando-se em conta a solidez das suas contas públicas, para participarem do Proinveste, um programa do governo federal que trará novos recursos que permitirão aos estados investirem em diversas áreas de trabalho, como é o caso da Segurança Pública. 

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.