[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No final da tarde desta quarta-feira, 11, o governador em exercício, Jackson Barreto, participou da solenidade de posse onde o prefeito de Estãncia, Ivan Leite, assumiu o cargo de presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), entidade que congrega interesses em defesa do movimento municipalista. O ato ocorreu na sede da entidade, no bairro São José, na capital.

De acordo com o governador em exercício, a atuação da Fames permitirá uma interlocução mais forte e qualificada dos municípios sergipanos junto ao Governo Federal e organismos que promovem e financiam programas de interesse social. “Como estamos num estado pequeno, dividi-lo com diversas associações enfraquece a política municipalista. O trabalho da Fames tem o sentido da unidade dos prefeitos na busca das diversas políticas públicas de governo com mais força e legitimidade para buscar novas conquistas”, contextualizou Jackson, ao descrever a iniciativa de unir diversas associações de municípios que existiam anteriormente na Fames.

Jackson também evidenciou a perspectiva sobre o trabalho positivo que poderá ser realizado por Ivan Leite, e também destacou a ação realizada pelo presidente que deixa a função, o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz. “Todos conhecem a capacidade de Ivan Leite. Ele é uma pessoa preparada, competente para o cargo e que não possui ‘arestas políticas’ para conduzir uma entidade que tem como objetivo a unidade dos prefeitos do estado”, disse Jackson.

Já em relação a Ricardo Roriz, o governador em exercício ressaltou a sua ação consolidadora que deu formato a uma nova entidade que ganha cada vez mais credibilidade e legitimidade. “Ricardo Roriz é o responsável pela primeira gestão que foi estruturante, ele é o fundador de um movimento que unificou o interesse dos prefeitos de forma organizada e institucionalizada. Seu papel ficará marcado na história da entidade”, avaliou Jackson.

Lutas e Conquistas

Em seu pronunciamento, o governador foi incisivo em apontar que mesmo com grandes avanços na política social, ainda há muitas lutas a serem travadas pela ação muncipalista, sobretudo, no combate a entraves burocráticos e critérios estabelecidos pelo Governo Federal na implementação de diversos programas. “Temos avanços históricos e inegáveis, mas ainda há dificuldades a serem enfrentadas em algumas políticas públicas cuja aplicabilidade ainda está distante da realidade de muitos dos municípios brasileiros”, citou Jackson, mencionando como exemplo a construção de casas em municípios com menos de 100 mil habitantes, com recursos do Governo Federal, que não é priorizada como ocorrecom os municípios com menos de 50 mil habitantes e sem observar os índices como o IDH e a renda da população.

Jackson também lembrou de conquistas promovidas e do compromisso primordial do Governo do Estado com a interiorização do desenvolvimento. “Temos muito a avançar também, mais podemos apresentar ações como o programa Sergipe Cidades, que vem investindo R$ 250 milhões com diversas obras nos municípios sergipanos e se tornou referência para o pais.Também podemos apresentar os investimentos que superam a casa dos R$ 300 milhões na estruturação da saúde em todos os municípios, a geração de 36 mil novos empregos formais no interior de 2007 a 2011, além da inédita implantação do ensino técnico profissionalizante que também beneficia o interior sergipano”, sintetizou Jackson.

Evolução

Ao transmitir o cargo, o ex-presidente Ricardo Roriz evidenciou a sua satisfação em depositar as expectativas da entidade em um nome com a credibilidade como o de Ivan Leite. “Fico contente em transmitir este cargo para um excelente administrador e cuja história é conhecida por todos em Sergipe. Agora, ele comandará os destinos da Federação que já conta com 36 municípios associados, nova sede e até com um carro com motorista à disposição em Brasília (DF) para atuar a serviço dos municípios sergipanos”, descreveu Roriz.

Já a prefeita de Laranjeiras, que tomou posse como vice-presidente da Fames, Ione Sobral, destacou a consolidação da entidade como a portadora da ‘voz altiva’ em prol dos municípios sergipanos. “Temos muito a conquistar junto ao Governo Federal, sobretudo na luta por melhores regras que permitam a construção de moradias populares. De forma organizada, vamos levar essas necessidades à presidenta da República Dilma Rousseff, que tenho certeza que acolherá nossos pleitos, já que é uma mulher sensível e competente”, salientou a prefeita.

Ação Unificada

O novo presidente, Ivan Leite, por sua vez, fez questão de destacar diversos pontos que serão alvo da ação municipalista em Sergipe e no Brasil, evidenciando, mais uma vez, a necessidade de mudança de diversos critérios do Governo Federal na implementação de programas sociais. “Toda associação, e a federação não deixa de ser uma associação, é formado por um conjunto de entidades que buscam se fortalecer pela união. A nossa federação tem o objetivo do fortalecimento da ação municipal em busca de interesses comuns, onde temos diversas questões para buscar nas áreas de educação, saúde, planejamento, na relação com o Governo Federal, Estadual e com os diversos entes federativos. É isso que vamos buscar fazer, trabalhar em parceria com os colegas prefeitos, tratando-os com igual respeito e dando continuidade ao trabalho feito por Ricardo Roriz”, declarou Ivan Leite.

Também presente ao ato, o subsecretário de Estado da Articulação com os Municípios, Jorge Araújo, destacou a importância da ação unificada incorporada pela Fames. “Os municípios brasileiros se organizaram através de sua confederação.

Em Sergipe, a ação de uma federação que congrega a maioria dos municípios é de extrema importância. Com a saída do prefeito Roriz, que foi um batalhador, incentivador e grande responsável pela consolidação da Fames, e a entrada do prefeito Ivan Leite, sem dúvida alguma, a federação continuará ampliando suas atividades tendo em vista a capacidade aglutinadora de Ivan Leite. Isso é muito bom para os municípios e importante para Sergipe”, destacou Jorge Araújo.

Composição

A nova diretoria da Fames fica assim composta: Presidente: Ivan Santos Leite (prefeito de Estância); Vice-Presidente Geral: Maria Ione Macedo Sobral (Laranjeiras);

1º Secretário: José Carlos dos Santos (Feira Nova); 2º Secretário: Ailton Nascimento (São Francisco); 1º Tesoureiro: Carlos Augusto Ferreira (Brejo Grande); 2º Tesoureiro: Eris de Melo (Telha).

Integram a Fames os municípios de Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Cedro de São João, Estância, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabi, Lagarto, Laranjeiras, Malhada dos Bois, Moita Bonita, Monte Alegre, Neópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Poço Redondo, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.

Participação

Prestigiaram o ato os deputados estaduais Conceição Vieira, Jefferson Andrade e Gilson Andrade, o conselheiro-ouvidor do Tribunal de contas do Estado, Clóvis Barbosa, a vice-presidente da Câmara de Vereadores da capital, vereadora Mírian Ribeiro, o secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, dentre outras autoriades, parlamentares municipais, prefeitos e representantes de instituições. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.