Jackson participa da 2ª edição do Projeto ‘Criança Feliz’
O governador em exercício, Jackson Barreto, acompanhou de perto na tarde desta terça-feira, 15, a 2ª edição do Projeto ‘Criança Feliz’. Ocorrida no Sesi do Conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro, a ação do Governo do Estado contemplou as crianças que residem nas ocupações da Avenida Euclides Figueiredo e do Complexo Taiçoca, regiões de profunda vulnerabilidade socioeconômica, com muita diversão, cultura e oficinas socio-educativas.
“Essa festa, assim como a outra que fizemos no último sábado no Parque da Cidade, é direcionada a essas crianças mais humildes. Essas famílias moram em invasões onde o Governo fez um projeto para a construção de casas populares para atendê-las. Esse é o foco do Governo: cuidar das pessoas mais pobres, falar no futuro, mas com a consciência de que esse futuro já é agora”, ressaltou Jackson.
Ao chegar no evento, governador em exercício discursou para as crianças e seus responsáveis e conheceu a estrutura montada pelas Secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides).
A iniciativa é parte da política de assistência e construção de moradias conduzida por meio do Programa Pró-Moradia nessas comunidades. “A gente já acompanha essas comunidades há mais de um ano e meio, elas são alvo do benefício que é o programa de desfavelização. São famílias que moram na maré, moram em palafitas, em lugares inadequados, sem saneamento, então essas crianças fazem parte desse público que chamamos de projeto social”, observou a secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón.
Em meio às atividades, que duraram por quatro horas ininterruptas, os pequenos assistiram à apresentação musical do clássico ‘Saltimbancos’, aproveitaram as variadas opções de lazer, como a cama elástica, o touro mecânico, a piscina de bolinhas e o futebol de sabão, e ainda ganharam lanches e brinquedos.
“É muito bom pra gente. Normalmente é bem difícil conseguir levar nossos filhos em brinquedos como esses e eles gostam muito”, comentou a doméstica Patrícia Ferreira, que aproveitou a oportunidade para levar seus três filhos. A mais nova, Anne Caroline, 9, não escondeu suas preferências diante de tantas opções: “O que mais gosto é o pula pula, vim brincar com meus colegas”.
Houve ainda os menores que preferiram o espaço voltado à contação de histórias com a cantora e atriz Héloa Rocha, ou as apresentações teatrais da ‘Turma da Fantasia’. As aulas de capoeira e oficinas de hip-hop também foram destaques. “Está tudo muito legal, espero que tenha mais vezes”, elogiou o pequeno Esaú de Jesus, 10, morador da ocupação da Mangabeira, no Povoado Taiçoca de Fora.
Programa Pró-Moradia
O Pró Moradia é um programa do Governo Federal que oferece acesso à moradia adequada às famílias de baixa renda, residentes em assentamentos precários que recebem até três salários mínimos. O Pró-Moradia é gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa Econômica Federal para oferecer acesso a moradia adequada à população em situação de vulnerabilidade social.
Em Sergipe, a iniciativa consiste na construção de unidades habitacionais para famílias que residem em situações insalubres nas ocupações da Avenida Euclides Figueiredo, em Aracaju e do Rio do Sal, em Nossa Senhora do Socorro. Segundo a secretária Lúcia Falcón, já houve a licitação para a execução das obras de construção de 580 unidades habitacionais no bairro Porto Dantas e logo a ordem de serviço será assinada.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson participa da 2ª edição do Projeto ‘Criança Feliz’ –