[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A senhora Josefa dos Santos é hipertensa e pelo menos uma vez por semana se dirige ao Hospital Regional Nossa Senhora do Socorro para se consultar ou tratar alguns dos sintomas causados pela doença. Como ela, mais de 170 mil socorrenses, além de moradores de municípios circunvizinhos como Carmópolis, Capela, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Siriri podem contar com os serviços prestados na unidade de saúde reformada e ampliada pelo Governo do Estado e entregue, oficialmente, à população na noite desta sexta-feira, 9, pelo governador em exercício Jackson Barreto.

O hospital em Nossa Senhora do Socorro conta com serviço de Pronto Socorro, Internamento de Clínica Médica e Maternidade, facilitando a vida dos socorrenses, que não precisam se deslocar até Aracaju para receber atendimento de baixa e média complexidades e salvando vidas, ao oferecer um serviço mais ágil a população da região e ao desafogar outras unidades de saúde, como o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que antes dos hospitais regionais recebiam toda a demanda de pacientes de Sergipe e estados vizinhos.

“Sempre sou muito bem atendida aqui. Venho toda semana porque tenho hipertensão. Hoje, estou com muita dor de cabeça, mas logo sou atendida, antes tinha que ir para o Huse que atende outras pessoas com casos mais grave e têm prioridade. Esse hospital aqui é uma maravilha”, disse a moradora do Albano Franco.

O hospital foi fruto de um investimento de R$ 3.981.426,97, recursos do Programa Sergipe Infraestrutura, através do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). A unidade tem dado grande resolutividade na Rede Estadual de Saúde, sendo realizados, mensalmente, quase seis mil atendimentos médicos de Pronto Socorro, 7.800 exames laboratoriais, 330 exames de imagem (Raio X e ECG), 612 atendimentos de obstetrícia e ginecologia e 145 cirurgias ortopédicas. A Maternidade realiza uma média de 155 procedimentos entre partos normais, partos cesarianos e curetagem.

Para Jackson Barreto, a unidade serve a todos os cidadãos do município do Leste sergipano e cidades vizinhas. “É um hospital de grande utilidade para Socorro e região. Aqui tem maternidade, cirurgia, médicos de várias especialidades. Essa maternidade, por exemplo, dá suporte a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e o hospital dá suporte também ao Huse. Socorro precisava e merecia um hospital dessa complexidade.

Pronto Socorro

No Pronto Socorro são disponibilizados 20 leitos adultos e 12 pediátricos na área Verde, seis leitos na área Amarela e três leitos na área Vermelha. No PS, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) contam também com serviços de diagnóstico 24 horas com laboratório e exames ECG e Raio-X.
A população conta com 18 médicos clínicos, sete pediatras, além de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e fisioterapeuta. A parte de Internamento de Clínica Médica dispõe de 20 leitos, com equipe de enfermagem 24 horas e visita médica diária aos pacientes. Neste setor, as equipes são compostas por clínicos diaristas, fisioterapeutas, nutricionistas, infectologista, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e assistente social.

Jackson lembrou que, em Sergipe, com este, já são quatro hospitais regionais inaugurados – Socorro, Propriá, Estância e Lagarto- e mais um que será inaugurado, em breve, em Itabaiana, o que permite diminuir a tensão do Huse, em Aracaju. “Além disso, são 76 Clínicas de Saúde da Família inauguradas e nós devemos isso a visão do governador Marcelo Déda, que desde o dia que tomou posse fez um projeto para a área de saúde que inclui 102 clínicas, em praticamente todos os municípios do estado, mas também hospitais regionais. É um projeto amplo de Saúde do estado, que atende todas as regiões e cumpre o compromisso e a responsabilidade deste grupo de governo, de levar o melhor ao povo sergipano”.

Já a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva resumiu a felicidade de mais uma importante inauguração. “Esta inauguração significa o compromisso e a marca de um Governo que trabalha para todos e por todos. Precisamos que a classe médica e toda a equipe de saúde se some a quem quer fazer a diferença e entre nesse equipamento de saúde e faça o atendimento do melhor porte, pois quem faz a diferença é uma equipe coesa, trabalhando em prol do beneficio do povo”, afirmou a secretária.

Cirurgias ortopédicas

Desde janeiro deste ano, o Hospital passou a disponibilizar retaguarda para cirurgias ortopédicas, como suporte para o Hospital de Urgência de Sergipe. As cirurgias ortopédicas, monotraumas e em mão, são eletivas, realizadas de segunda à sexta-feira, em número médio de sete procedimentos cirúrgicos diários, com agendamento feito pelo Huse.

O serviço de ortopedia da unidade é estruturado com duas salas cirúrgicas totalmente equipadas, inclusive com Intensificador de Imagem, três leitos de recuperação pós-anestésica e 12 leitos de internamento. A equipe é composta por 14 médicos ortopedistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, instrumentadores cirúrgicos e sete médicos anestesiologistas.

Maternidade

O Hospital Regional Nossa Senhora do Socorro também é um grande diferencial na saúde materno infantil em Sergipe. Ela é fruto de um conjunto de medidas do Governo de Sergipe para ampliar esse tipo de assistência na Rede Hospitalar. Além de ser uma maternidade porta aberta para baixo e médio risco, ela também tem função de retaguarda para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

O prefeito Fábio Henrique ressaltou a alegria de voltar a ver os filhos de Nossa Senhora do Socorro nascendo no município. “Há muito tempo aqui não tinha um local apropriado para as crianças nascerem no município,  as mães precisavam sair daqui para ter seus filhos em Aracaju, Itabaiana ou Propriá. Este hospital e a maternidade possibilitou que socorrenses pudessem voltar a ter seus filhos nascidos aqui. Esse equipamento vai contribuir para que cada vez mais os socorrenses tenham um melhor atendimento. Antes não tínhamos um hospital, tínhamos um posto de saúde avançado e quero agradecer a Jackson Barretos e a Marcelo Déda pela iniciativa de investir e oferecer esse hospital a Socorro”.

A Maternidade em Socorro conta com Centro Obstétrico com uma sala de admissão, quatro leitos de observação, quatro leitos de pré-parto, duas salas cirúrgicas, cinco leitos de recuperação pós-anestésica, internamento da maternidade com 18 leitos de alojamento conjunto (mãe e recém-nascido), um berçário com dois berços aquecidos e duas incubadoras, além de uma equipe com 14 médicos obstetras, sete médicos neonatologistas, sete médicos anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Além das clínicas e dos hospitais regionais, o Governo de Sergipe já entregou também quatro (UPAs) no estado, em Simão Dias, Boquim, Poço Redondo e Porto da Folha.

Presenças

Prestigiaram a ocasião o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais, Rogério Carvalho, Márcio Macedo e Laércio Oliveira; os deputados estaduais, João Daniel e Adelson Barreto; os secretários de Estado da Justiça, Benedito Figueiredo, da Agricultura, José Sobral, e o interino da Fazenda, Oliveira Júnior; além de autoridades locais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.