Jackson comparece ao lançamento de livro e exposição de Joubert Moraes
Na noite dessa quinta-feira, 21, o vice-governador Jackson Barreto participou da solenidade de lançamento do livro “ARACAJOUBERT”, que retrata aspectos da obra do artista multifacetado Joubert Moraes, trazendo citações de personalidades sergipanas e de artistas como Gilberto Gil, que relatam suas impressões sobre a obra que perpassa pela música, pintura, escultura, cenografia, produção cultural, dentre outras, que marcaram a carreira deste artista sergipano. O livro foi patrocinado pelo Instituto Banese e Governo do Estado. Durante o lançamento, houve também a abertura de uma exposição das obras do artista que permanecerá até 15 de abril no Espaço Semear.
“Esta é uma homenagem justa e fico feliz pela coincidência de que isto se realize justamente na semana em que se comemora o aniversário de Aracaju. Joubert é uma figura muito importante e emblemática para Aracaju, ele é um artista de valor e, como pintor, sabe retratar a vida do nosso povo e da nossa gente com os seus pincéis. Por isso, não poderia deixar de estar aqui para homenageá-lo”, afirmou o vice-governador Jackson Barreto, ao externar sua alegria em possuir obras marcantes do artista.
“Certa vez conversava com ele e o dizia que tenho o prazer de possuir um quadro que retrata a belíssima paisagem da praia da Costa, um dos mais belos que ele pintou. O mais belo, sem dúvida, é a face de Jesus, que está exposto aqui nesta galeria e pertence a ninguém menos que sua filha, Jade Moraes. Joubert é um artista único e que merece ser reverenciado por todo o público sergipano”, afirmou Jackson Barreto.
Referências
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a coincidência dessa homenagem sincronizar com a semana do aniversário da capital vem exaltar a peculiaridade e importância da obra de Joubert Moraes. “Esta é uma homenagem que celebra um artista que é sinônimo da própria cidade de Aracaju. Embora ele tenha nascido em Propriá, toda a sua trajetória de vida foi aqui na capital e eu, particularmente, posso dizer que tenho uma imensa satisfação pois tenho uma relação pessoal com ele. Foi através do ateliê dele que eu entrei em contato com esse universo da produção artística”, revelou a secretária.
O livro, com 216 páginas, conta com textos de Mario Britto, além das citações de 42 personalidades, dentre as quais do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, além de reproduções das suas obras através das fotografias de Lúcio Telles. Toda a renda obtida com a venda será revertida para o próprio artista.
Além da exposição com 33 obras (pinturas) e esculturas do artista, o Espaço Semear também abriu ao público a apresentação de um documentário produzido por sua filha, que também tem atuação no cenário do audiovisual, Jade Moraes, relatando aspectos de sua vida e obra.
Prestigiaram a solenidade, o deputado estadual Garibalde Mendonça, os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade; da Justiça, Benedito Figueiredo; da Comunicação, Carlos Cauê, a presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Vera Lúcia Oliveira, dentre outras personalidades, artistas, jornalistas, produtores culturais, intelectuais e amantes da arte.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson comparece ao lançamento de livro e exposição de Joubert Moraes –