Jackson busca identificação de terrenos da União para construção de casas populares
Dinamizar o processo de identificação de áreas pertencentes à União para viabilizar a construção de habitações populares em Sergipe. Este foi o objetivo de uma visita realizada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, à sede da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), na tarde desta segunda-feira, 18. Acompanhado do deputado estadual João Daniel, o governador foi recebido pelo atual superintendente, Teófilo Melo, e por seu antecessor, Waldemar Bastos Cunha.
“Queremos identificar e propor a utilização de áreas pertencentes à União para a construção de casas para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. Há muitas da União em Aracaju e nós poderemos, aliados aos interesses da Caixa Econômica Federal, que é um banco com finalidade social, promover a construção de diversas habitações direcionadas à população de baixa renda”, argumentou o governador em exercício.
Segundo Jackson Barreto, este é um dos objetivos das políticas sociais do Governo Federal e do Governo do Estado. “Temos uma imensa demanda de famílias pobres que estão aí sem habitação. A minha presença aqui demonstra o compromisso social que é uma marca da minha atuação política, visando aliar o fato da posse de diversas terras pela União à existência de recursos específicos no banco social e executor da política habitacional do Governo Federal, que é a Caixa Econômica, para conseguirmos promover esses benefícios com o apoio e participação do Governo do Estado”, destacou Jackson Barreto.
Mudança de Foco
Para o governador em exercício, ao invés de tratar a questão da habitação como problema policial, é exigido dos governantes que busquem alternativas e proponham uma modificação na avaliação do problema. “Devemos nos somar aos movimentos sociais, buscar juntar forças entre o Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e a União para buscar encarar este problema e encontrar os caminhos para construir casas para a população carente. Este é um problema que não se resolve com ação policial”, frisou.
O novo superintendente, Teófilo Melo, que assumiu no último dia 17 de outubro, informou que fará um mapeamento detalhado de áreas com potencial para esta ocupação. “Buscaremos identificar o maior número de áreas possível e vamos dar prosseguimento a esta sugestão do governador em exercício, Jackson Barreto”, afirmou.
Já o deputado João Daniel, destacou a importância da visão social demonstrada pelo governador em exercício para uma abordagem concreta e eficiente deste problema. “Esta foi uma ação notável do governador Jackson Barreto em buscar mapear as diversas áreas que sabemos que pertencem à União para estudar essa viabilidade. Se há terras, se há recursos e se há pessoas necessitando, nós dos movimentos sociais, fazemos nossa parte cobrando e agora nos somando a essa iniciativa brilhante”, sintetizou o parlamentar, que é oriundo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson busca identificação de terrenos da União para construção de casas populares – Fotos: Marcos Rodrigues/ASN