[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Fé e folclore marcaram a oitava noite da Novena de São José no povoado que carrega o nome do santo protetor em Japaratuba, distante 54 km de Aracaju. O vice-governador Jackson Barreto acompanhou a festa e destacou a importância da manifestação para a cultura local.

“Viemos aqui em nome da fé, para comemorar a festa de São José, o pai de Jesus , aquele que dedicou sua vida para Jesus e trouxe para nós o nosso salvador. É  através dele que fazemos toda essa proclamação da família. A festa de Japaratuba é uma tradição, que fortalece a fé da igreja Católica e fortalece também sua cultura popular, através de suas manifestações folclóricas”, declarou Jackson.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Japaratuba, Luciano Acciole, a festa resgata a religiosidade da comunidade do povoado São José. “Esta festa recupera a fé do povo em São José e a nossa tradição popular, através de nossos grupos folclóricos, como os grupos de pífano São José, Zabumbadores do mestre Adão e grupo São João da Roça”, disse.

Neste domingo, 17, a novena contou com a participação do grupo de reisado ‘São João da Roça” e da banda de pífano São José. A aposentada Maria Santana participa do grupo ‘São João da Roça” há 13 anos. Junto com outras 15 senhoras, ela celebra o padroeiro através das roupas coloridas, adornos e dança.

“É uma alegria poder celebras São José com nosso grupo São João na Roça. É uma forma de reafirmarmos nossa fé e confiança nele, que está sempre olhando por nós. Sinto-me muito feliz fazendo parte do grupo”, relatou.
 
A comemoração religiosa segue até o próximo dia 19, quando ocorrerá a procissão em homenagem a São José.
 
São José
 
Um dos santos mais populares da Igreja Católica, São José é considerado o protetor da Igreja Católica Romana. Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.