Jackson Barreto participa de celebrações a São Francisco de Assis
Quem acompanhou a procissão em homenagem ao dia de São Francisco, celebrado nesta terça-feira, 4, foi surpreendido com o sorriso da dona de casa Maria de Sampaio, 46 anos. Carregando um andor de mais de 25kg, ela seguiu o cortejo religioso no município de São Francisco, distante 82 quilômetros de Aracaju, sem esboçar sinais de cansaço. “Há cinco anos, acompanho a procissão levando o andor com a imagem de Nossa Senhora. Sou devota e, para mim, este ato simboliza minha fé. Volto feliz para casa”, contou.
Assim como Maria, dezenas de adultos, idosos e crianças acompanharam a procissão, que foi prestigiada pelo governador em exercício, Jackson Barreto. Ao lado do deputado federal Rogério Carvalho e da deputada estadual Conceição Vieira, Jackson percorreu as ruas centrais da cidade em louvor ao padroeiro.
“Esta festa é um ato de compromisso com um homem que virou santo, tendo como objetivo de sua vida a preocupação pelos mais pobres. Oriundo de uma família rica de Assis, na Itália, fez a opção pelos pobres e pela natureza. Construiu um legado que o mundo inteiro admira. São Francisco é, hoje, o padroeiro da paróquia do Santos do Dumont, em Aracaju, de Cristinápolis e deste município. Como governador em exercício, sinto-me muito feliz em participar deste ato de fé e de religiosidade”, declarou Jackson Barreto.
“A população de São Francisco sente-se honrada em receber o governador em exercício na nossa celebração a São Francisco de Assis, que é o padroeiro da cidade, o santo que dá nome ao nosso município. A procissão reúne famílias em louvor a fé cristã, é uma festa muito bonita”, disse o prefeito de São Francisco, Ailton do Nascimento.
A devoção a São Francisco de Assis levou os comerciantes do pequeno município – com pouco mais de 2.800 habitantes – a fecharem seus estabelecimentos. Proprietário de uma mercearia, Edenisson Almeida dos Santos disse que cumpre o rito religioso há 16 anos. “Esse é um dia de reflexão, de fortalecimento de fé. Fecho minha loja com alegria porque sei que estou fazendo algo muito maior, mais importante”, relatou.
Santos Dumont
Depois de acompanhar o cortejo religioso na cidade de São Francisco, Jackson Barreto prestigiou a missa e a procissão em homenagem a São Francisco de Assis em Aracaju, na paróquia com o mesmo nome do santo, localizada no bairro Santos Dumont, zona Norte da capital.
O arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, conduziu a missa para dezenas de pessoas que lotaram a Paróquia. Em seu sermão, Dom Lessa enalteceu o caráter caridoso do santo, que dedicou sua vida aos pobres. “Esta festa existe porque acreditamos em Deus e em Jesus Cristo. Esta é uma celebração de um filho de Deus que se tornou um herói da fé, um modelo de vida cristã”, disse.
“Quando volto ao Santos Dumont, renovo minhas energias porque minha vida pública foi iniciada neste bairro. E retornar ao bairro para participar da festa de São Francisco é um momento de muita alegria, já que São Francisco é uma referência para mim, sua história de dedicação na construção de um mundo mais digno para as populações mais pobres é uma inspiração. A alegria de estar aqui eu traduzo nessa simbiose perfeita entre o que São Francisco pregou e o meu pensamento político de trabalhar pelas comunidades carentes do nosso Estado”, revelou Jackson Barreto.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também acompanhou a celebração religiosa. “São Francisco é uma inspiração de vida. Um homem que renunciou uma vida de riquezas para dedicar-se ao bem do próximo. Essa é uma lição de vida que deve ser incorporada por todos nós”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson Barreto participa de celebrações a São Francisco de Assis –