Jackson Barreto participa da missa em celebração ao aniversário de Dom Lessa
Representando o governador Marcelo Déda, o vice-governador Jackson Barreto participou no fim da tarde desta quarta-feira, 18, da missa solene em comemoração ao 70º aniversário do arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa. A celebração ocorreu na Catedral Metropolitana de Aracaju e reuniu centenas de fiéis, diversos membros do clero da Igreja Católica, autoridades, familiares do sacerdote e representantes de congregações cristãs e de outras religiões.
Para o vice-governador, as obras de Dom Lessa são dignas de admiração pelo cuidado e dedicação com que este exerce a sua vida religiosa. “Vim homenagear os 70 anos de Dom Palmeira Lessa, como admirador do seu trabalho e da sua obra, por ele ser um arcebispo e pastor que possui uma preocupação imensa em fortalecer e ampliar os espaços da Igreja Católica e pela grande contribuição que ele deu à Igreja do nosso estado. Sou testemunho das obras que surgiram a partir da representação de Dom Lessa em Sergipe, da sua luta para a formação de novos padres, que possam dar continuidade ao trabalho de Jesus entre nós. Hoje homenageio o pastor, o cidadão, o homem de bem que merece muito respeito e carinho, por isso peço a Deus e a Nossa Senhora da Conceição que sempre o proteja e lhe dê muita saúde e paz”, desejou Jackson Barreto.
De acordo com o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, o ato religioso realizado na catedral em homenagem ao aniversário do arcebispo se justifica por dois motivos: primeiro, porque a vida humana deve ser celebrada por ser algo sagrado e depois, porque não há local melhor para uma celebração como esta do que a casa de Deus e diante do Senhor.
“Não há lugar mais verdadeiro para se celebrar um aniversário do que no altar de Deus, porque fomos chamados a existência por Nosso Senhor e, portanto, a vida é um dom, fruto do amor gratuito de Deus. Mas a existência humana é diferente da vida dos demais animais, pois a vida do homem é construída. Viver não é apenas existir, é construir a vida. Há 70 anos Dom Lessa está nessa luta, construindo sua vida em nome de Deus. E não concordo que venham dizer que hoje ele esteja em sua ‘melhor idade’, porque a melhor idade é cada idade de vida construída com sabedoria, como tem feito Dom Lessa. Que ele continue com esse entusiasmo, porque ele é um homem de fé”, declarou Dom Henrique.
Já o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a solidariedade e o caráter pacificador do homenageado. “Dom Lessa é um pastor maravilhoso, que cuida da Igreja no nosso estado de uma forma sublime, mas que acima de tudo é um homem preocupado com o bem estar da coletividade, com os mais pobres e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que prega e pratica a fraternidade e a caridade. Aracaju está muito feliz por tê-lo como arcebispo metropolitano da nossa cidade”.
Homenagens
Ao fim da cerimônia os fiéis cantaram parabéns para o arcebispo, em seguida uma chuva de balões, contendo mensagens de fé de autoria de Dom Lessa, caiu sobre os presentes. O pastor, que recebeu ainda felicitações de fiéis, do clero, de familiares e membros das congregações católicas presentes, se mostrou feliz e emocionado com as homenagens.
“Nesses meus 70 anos, antes de tudo, só tenho a agradecer a Deus, porque a vida é um dom de Deus e as condições para levar a vida com equilíbrio e ao mesmo tempo com fecundidade vêm do Senhor. Depois, tenho que agradecer a humanidade, a Igreja e todos esses que se unem em Cristo e colocam na união com o bispo seus talentos a serviço do reino de Deus, sendo suporte para o exercício do ministério. Minha missão é essa: evangelizar, me aproximar das pessoas de Deus, do filho de Deus e de sua Igreja”, disse Dom Lessa.
Maravilhado pela quantidade de pessoas que se deslocaram até a catedral para acompanhar a celebração do seu aniversário, o sacerdote mostrou-se agradecido a todos os fiéis e amigos presentes. “Olhando tudo isso, percebo quanto Deus é fiel. Tem gente aqui que veio da Bélgica, Áustria, Itália, Rio de Janeiro, Brasília, de várias áreas e isso demonstra a ternura de Deus, que sabe que ser bispo é uma carga forte e pesada e Ele se faz presente nestes momentos para dizer: vá em frente”, frisou o aniversariante.
Vida e sacerdócio
Dom José Palmeira Lessa nasceu em Coruripe, Alagoas, em 18 de janeiro de 1942, filho de Antônio de Araújo Lessa e Maria Tereza da Silva Lessa (já falecidos). Ingressou no seminário em 7 de março de 1995, aos 13 anos. Foi ordenado sacerdote em 3 de julho de 1968 e sagrado bispo e 24 de agosto de 1982. Em 5 de novembro de 1987 foi nomeado 2º Bispo Diocesano de Propriá, Sergipe, e Arcebispo Coadjutor de Aracaju, em 6 de dezembro de 1995. Em 26 de agosto de 1998 foi empossado como Arcebispo Metropolitano de Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson Barreto participa da missa em celebração ao aniversário de Dom Lessa –