Jackson Barreto destaca a alegria de seu irmão durante sepultamento
Dor e emoção marcaram o sepultamento do corpo de Genelício Barreto de Lima, 68 anos, irmão do governador em exercício, Jackson Barreto, no final da manhã desta quinta-feira, 13, no cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, com a presença de familiares, amigos e personalidades políticas. Genelício estava internado desde o mês passado no Hospital Primavera, ele fazia tratamento para conter uma hemorragia no esôfago.
Sentindo profundamente a perda, o governador em exercício citou que guardará as melhores recordações. “Ele foi uma pessoa que deixou uma marca muito grande de amor na família. Vou sempre lembrá-lo como uma pessoa alegre, leve, de bem com a vida e que só deixou amigos nessa vida”, disse emocionado.
Amigos
Assim que soube da notícia, o governador Marcelo Déda enviou suas condolências, via twitter, para a família de Genelício Barreto. “Faleceu o ex-vereador Genelício Barreto, amigo e companheiro desde a campanha das Diretas, em 1984. Liguei para Lulu, viúva de Genelício e para Jackson Barreto, seu irmão. Expressei em meu nome e no de Eliane Aquino nosso sentimento de pesar”, escreveu Déda, que está em Roma, na Itália, apresentando as potencialidades de investimentos em Sergipe a empresários e autoridades italianas durante o Seminário Internacional Itália-Brasil, na sede da Confederação da Indústria da Itália (Confindustria).
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou da cerimônia de sepultamento, onde registrou seu pesar. “É um momento de sentimento de tristeza. Genelício era uma pessoa raríssima, solidário, amigo, generoso, não existe uma pessoa que não goste de Genelício, nunca vi ninguém falar mal dele. Tinha um coração maravilhoso, uma alma extraordinária, um bom pai de família, amigo dos amigos, era exemplo para todos nós. Fará uma falta imensa para todos nós”.
O prefeito relembrou ainda da época em que se conheceram. “Genelício foi uma figura que eu conheci em 1982, quando comecei a fazer movimento estudantil e entrei na política. Fiz a primeira campanha de Jackson Barreto para deputado federal e Genelício fez a coordenação, foi quando iniciamos uma amizade”, contou.
O vice-prefeito de Aracaju e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, falou da militância de Genelício em prol do desenvolvimento do Brasil. “A minha memória sobre Genelício é de um militante social importante, que esteve presente em todas as lutas da história recente do estado de Sergipe, na campanha das Diretas, na redemocratização do país. Era um militante a toda prova. Foi vereador de Aracaju durante muitos anos e foi exemplo de homem público e lutador sempre. Fica na memória a história desse bravo lutador, que Deus o guarde em um bom lugar”.
O reitor da Universidade Tiradentes, Joubert Uchôa, também deu seu depoimento. “Eu conheci uma pessoa brincalhona, agradável, muito produtor de amigos, um homem que tinha amor à vida, um parlamentar vibrante na Câmara de Vereadores e eu conheci momentos de descontração no Iate Clube, nas festas. Sempre uma pessoa comunicativa e que não abusava da imagem do irmão Jackson Barreto. Ele sempre assumiu a sua identidade e foi uma pessoa que eu gostei de privar da amizade dele”.
História
Genelicio Barreto exerceu o mandato de vereador da Capital por três vezes (1977 a 1989 e entre 1993 e 1997), quando deixou a vida pública. Era servidor público aposentado. Desde a década de 60, Genelício atuou no movimento estudantil, lutou contra a ditadura e ofereceu uma grande contribuição para o país na luta em prol da democracia. Ele era casado com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Edvaneide Souza Paes Lima, conhecida carinhosamente como Lulu. Ele deixa quatro filhos.
Presenças
Participaram do sepultamento do corpo de Genelício Barreto os secretários estaduais do Planejamento, Oliveira Júnior; da Casa Civil, Jorge Alberto; da Educação, Belivaldo Chagas; do Turismo, Elber Batalha Filho; da Infra Estrutura, Valor Barbosa; de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel; Desenvolvimento Econômico, Zeca da Silva; Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva; os secretários adjuntos de Inclusão Social, Luci Silva; de Agricultura, Fábio Reis; o subsecretário de Articulação com os Municípios, Jorge Araújo.
Também estiveram presentes os diretores da Segrase, Jorge Carvalho e da Cohidro, Mardoqueu Bordano, os vereadores Emmanuel Nascimento, Waldir Santos, Morito Matos e Bertulino Menezes, os deputados estaduais Angélica Guimarães, Ana Lucia e João Daniel e os deputados federais Rogério Carvalho, Valadares Filho e Almeida Lima. A ex-prefeita de Tobias Barreto, Marli Barreto; o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, entre outras personalidades políticas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson Barreto destaca a alegria de seu irmão durante sepultamento –