[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma tradição institucionalizada desde 1927, com a fundação da paróquia, mas que também reside em registros anteriores à fundação da povoação que deu origem à cidade de Cristinápolis, a 115 km da capital. Este é o contexto histórico que envolve a procissão em louvor ao padroeiro da cidade, São Francisco, realizado tradicionalmente no dia dedicado ao santo, 4 de outubro. O governador em exercício, Jackson Barreto, acompanhou o cortejo ao lado do prefeito do município, Raimundo Leal (Padre Raimundo), do deputado estadual Zezinho Guimarães e lideranças do município.

“Quando venho à festa de São Francisco, é inevitável relembrar da minha trajetória política. Como São Francisco, na minha caminhada da vida pública, assim como ele, sempre busquei atuar em prol dos mais pobres”, contextualizou Jackson Barreto. Segundo ele, o Dia de São Francisco também é data para relembrar que o compromisso com os mais pobres continua em todas as suas ações e iniciativas e na orientação do Governo do Estado.

Papa Francisco

“Fico extremamente feliz quando a Igreja Católica, através do Papa Francisco, busca encontrar na sua doutrina social esse reencontro com os mais pobres. Através das palavras que orientam a igreja a voltar a acolher e ter no seu seio e foco os mais pobres. Eu acho que o nosso Papa demonstrar estar ‘antenado’ e, no Dia de São Francisco, vim a Cristinápolis participar da festa ao lado do padre Raimundo, que sempre foi um homem vocacionado para os mais pobres, e dizer a ele que a doutrina de São Francisco sempre foi a nossa regra de conduta como homens públicos”, reforçou o governador em exercício.

Festa Popular

Segundo o prefeito Raimundo Leal, a devoção à São Francisco está no coração do povo de Cristinápolis. “Aqui há uma espiritualidade profunda pois o povo se identifica muito com o santo. A cidade é pobre e a população se identifica com a história de Francisco. Portanto, este é um momento de adoração na fé em caminhada onde temos a alegria de ter conosco o governador Jackson Barreto, que vem do povo e sempre o representou muito bem”, completou o prefeito que, como sacerdote, esteve à frente da paróquia por 13 anos.

Já o atual pároco da cidade, padre Iuri Ribeiro Santos, há três anos comandando a paróquia, destaca a devoção do povo a São Francisco. “O povo participa alegremente dos festejos, do novenário nas nove noites e do coroamento da novena, com a procissão onde á fé é demonstrada e agora também motivada com as palavras recentes do Papa Francisco que demonstram a sua fé em Deus e fidelidade aos princípios que São Francisco sempre defendeu. Desta forma vamos comemorar o fim do Ano da Fé, que se dará agora em novembro, onde meditaremos sobre toda esta caminhada da Igreja, refletindo a fé em Cristo pela interseção de São Francisco, nosso padroeiro”, explanou o padre.

Também acompanharam o cortejo ao lado do governador em exercício e do prefeito, os vereadores do município Josuel ‘Paulista’, Cristiano, ‘Nêga da Gente’, Givaldo ‘Zebrinha’, além do ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel BM Erivaldo Mendes, e o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, tenente-coronel PM Júlio César Menezes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.