IV Fórum de Forró prioriza estudo da cultura nordestina
Evento único do gênero no Brasil, o Fórum de Forró de Aracaju tem como homenageados dois grandes expoentes da música nordestina: Clemilda e Genival Lacerda, ambos comemorando 40 e 50 anos de carreira, respectivamente. Temas como “O ritmo e as influências musicais no forró do Seu Vavá”, palestrado por Genival Lacerda, onde mostra a trajetória de sua carreira; “A importância do trabalho de preservação da memória musical brasileira”, ministrado por Leon Barg e Fernando Faro, grandes nomes do rádio e televisão e “A árvore genealógica do forró, a partir dos seus criadores”, dirigido por Bráulio Tavares e Zé da Flauta, compositores, serão tratados no IV Fórum, que tem como característica a interatividade entre o público e os palestrantes para esclarecimento de dúvidas.
Segundo Paulo Correia, a união de vários ingredientes de ritmos como xaxado, côco de roda, marcha junina, baião, xote, o rojão, o arrasta-pé é o que dá a origem do verdadeiro forró. “Esses forrós de hoje, os chamados eletrônicos, não possuem nenhum desses ritmos. Por isso não deveriam ser chamados de forró”, afirma Paulo, que vê na divulgação do Fórum uma solução para o resgate da tradição do verdadeiro forró. “O trabalho de divulgação nas escolas e órgãos de cultura para levar não só aos estudantes de 1º e 2º graus, mas para o público em geral, é muito importante. Seria interessante que as escolas fizessem esse trabalho de preservar a cultura local”, comenta Paulo, afirmando que o problema também é educacional.
Inscrições
As pessoas interessadas em participar do IV Fórum de Forró de Aracaju podem se dirigir à sede da Funcaju e fazer sua inscrição inteiramente grátis. Os inscrito receberão no final do Fórum certificado de participação.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- IV Fórum de Forró prioriza estudo da cultura nordestina – Paulo Correia. Foto: Márcio Garcez