[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os consumidores sergipanos podem ficar tranquilos ao adquirir brinquedos para presentear suas crianças neste 12 de outubro. Uma intensa fiscalização, realizada nas duas semanas que antecederam a data alusiva ao Dia das Crianças, verificou que em uma amostragem de 60 mil itens observados na capital e interior de Sergipe, apenas 23 produtos não apresentavam a marca de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, o que representa um índice percentual de apenas 0,038%. A ação foi realizada pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro em Sergipe e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

De acordo com a gerente de metrologia do ITPS, Anaide Lisboa, assim como em outros produtos fiscalizados pelo instituto, a ação é realizada frequentemente, durante todo o ano, porém intensificada nos períodos de maior procura por conta das datas comemorativas. “Nossos fiscais estão sempre realizando esse trabalho, a fim de garantir que todos os produtos comercializados apresentem a certificação de que foram testados previamente e com as normas de segurança de acordo com a faixa etária apresentada”, disse a gerente, referindo-se ao selo de certificação do Inmetro.

Para o agente fiscal Carlos Augusto Azevedo, a fiscalização se deu em alguns bairros e principalmente em lojas do centro comercial de Aracaju e também nos municípios do interior sergipano. “Observamos um índice de irregularidade muito pequeno, apresentado principalmente em mercadorias importadas”, ressaltou ao destacar que a ação atendeu a um cronograma determinado pelo Inmetro e realizado, simultaneamente, em todo o país.

Segundo Anaide Lisboa, os itens apreendidos sem certificação são interditados para averiguação. “Recolhemos os produtos das lojas e solicitamos do comerciante a nota
fiscal de compra. Caso ela não seja apresentada, é gerada uma notificação para o proprietário do estabelecimento”, explicou a gerente do ITPS, ao divulgar os contatos do órgão para o esclarecimento de dúvidas ou denúncias sobre itens que não contenham a certificação do Inmetro. São eles: 3179-8055 e 3179-8081, da Ouvidoria e SAC do ITPS, respectivamente, ou ainda através do site www.itps.se.gov.br.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.