[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Popularizar o tema Ciência e Tecnologia e disseminá-lo como assunto recorrente no cotidiano do cidadão comum. Com essa proposta, diversas têm sido as atividades desenvolvidas durante a Semana da Ciência e Tecnologia, que acontece nacionalmente no período de 17 a 23 de outubro. Nesta terça-feira, dia 18, o Instituto Tecnológico e da Ciência e Tecnologia (ITPS) recebeu estudantes do curso de Técnica em Nutrição e Dietética, do Centro de Estudos Aplicados e Saúde (Ceas) para uma visita aos laboratórios e ao Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (CMCTS).
 
Inicialmente, as estudantes participaram de uma palestra com o técnico Sérgio Porto, quando puderam conhecer as ações realizadas pelo instituto e a prestação de serviços disponível à sociedade sergipana. Em seguida foram conhecer os sete laboratórios do ITPS: Água, Solos, Análise Foliar, Ensaios Inorgânicos, Microbiologia, Resistência de Material e Alimentos. Nesse último, concentraram a atenção para o controle de qualidade de alimentos in natura e industrializados, assuntos diretamente relacionados à área de atuação do grupo.
   
Ao visitar o Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (CMCTS), as estudantes observaram de perto a história da ciência e tecnologia no Estado, além de terem contato com peças antigas, datadas do ano de 1923, quando o ITPS ainda era denominado Instituto de Química de Sergipe. “Após levá-los aos laboratórios, onde eles têm contato com o que há de mais moderno, trazemos os estudantes para uma visita ao CMCTS onde eles podem verificar equipamentos com a mesma funcionalidade, porém mais rudimentares, além de fotografias de personalidades que trabalharam na casa”, destacou Joseluzia Soares, coordenadora de documentação tecnológica do ITPS e do Centro de Memória.

Programação

Para a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, na ocasião em que se comemora o Ano Internacional da Química, as atividades do órgão relacionadas à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia têm como temática principal a popularização do assunto. “Desenvolvemos uma programação em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec),  e disponibilizamos constantemente um agendamento de visitas em nossas instalações, a fim de que os interessados possam conhecer um pouco mais sobre a história da química em Sergipe”, observou, ao divulgar que ainda nos dias 26 a 28 de outubro, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o ITPS realizará uma exposição itinerante no conjunto Marcos Freire, além de palestra sob a coordenação de Ana Virgínia Figueiredo, mestre em Engenharia de Alimentos e coordenadora do laboratório de Bromatologia do ITPS.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.