ITPS fiscaliza brinquedos com ímã magnético
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) determinou, em todo o país, a realização de Operação Especial de Fiscalização de brinquedos contendo ímãs magnéticos, devido a problemas causados pelo produto nos Estados Unidos. Desde a última sexta-feira, dia 24, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas (ITPS) está realizando a operação em Sergipe, na capital e nas principais cidades do interior. O ITPS é o órgão delegado do Inmetro em Sergipe e atua na fiscalização de mais de 80 produtos.
De acordo com Roberto Barros, gerente de Qualidade do ITPS, a maioria dos produtos já foi retirada de circulação pelo próprio fabricante. "Por conta das denúncias apresentadas, o fabricante já tomou a iniciativa de retirar de comercialização os próprios produtos. Por isso, os comerciantes que ainda estão vendendo brinquedos com ímãs magnéticos serão apenas notificados, para que devolvam os produtos à linha de fabricação", explicou Roberto.
O gerente de Qualidade também explica que, após a operação, o ITPS retornará aos principais pontos de venda para constatar se os produtos foram realmente retirados do mercado. "Na próxima quarta-feira (29) nós vamos encerrar a operação. Já na semana seguinte, nossos técnicos retornarão até os comerciantes e os que insistirem em comercializar o brinquedo serão autuados", afirmou Roberto.
O produto
Nos Estados Unidos, o recolhimento dos brinquedos foi iniciado depois que a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor (CPSC) constatou 29 acidentes com os ímãs. De acordo com a agência que protege a segurança dos consumidores, uma criança morreu e outras 28 tiveram de passar por cirurgia – um caso foi por aspiração e os demais, de danos ao intestino das crianças que engoliram os ímãs. Embora não haja registros de problemas provocados pelo brinquedo no Brasil, só em 2006 foram comercializados 35 mil itens da linha ‘Magnetix’ no país.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]