[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe botou mais uma vez o pé na estrada e seguiu nesta quarta-feira, 19, ao município de Itabi para a realização da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial). Poder público, conselhos e sociedade civil em massa debateram temas como participação social na gestão pública e o combate à corrupção, na sétima Consocial promovida em Sergipe e primeira no Médio Sertão sergipano.

Com o tema ‘A sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública’, a conferência em Itabi seguiu os procedimentos das Consociais já realizadas nos outros municípios sergipanos, com a separação dos participantes em grupos, por eixos temáticos, para a elaboração de propostas que priorizem a promoção da transparência pública, a adoção de mecanismos para o controle social, o incentivo na atuação dos conselhos de políticas públicas, dentre outras abordagens.

Após a formulação, sistematização e priorização das propostas, os itabienses participaram do processo eletivo dos delegados que também serão levados à Consocial Estadual, a ser realizada em março de 2012. Representantes do Governo de Sergipe que compõem a Coordenação Executiva Estadual (CEE) da Consocial/SE ressaltaram a importância da Conferência para o fortalecimento do processo democrático brasileiro.

Segundo o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE) e presidente da 1ª Consocial/SE, Adinelson Alves, a movimentação da Consocial em todo o Estado tem o objetivo de institucionalizar a transparência e o controle social na Administração Pública e, sobretudo, introjetar essa ideia no coração e na consciência de cada cidadão sergipano.

“A grande contribuição da Consocial para a população de Itabi é a conscientização dos cidadãos sobre a importância da participação dele nos destinos da política do município, não só legitimando o exercício da atividade política, mas também construindo uma reflexão para que cada um possa estar lado a lado do prefeito, dos vereadores na Câmara Municipal, debatendo os destinos político-institucional de sua comunidade”, afirma Adinelson.

Engajamento

Cerca de 100 pessoas, dentre autoridades públicas, representantes de conselhos, estudantes e professores, lotaram o espaço ‘Casa das Mães’ na conferência em Itabi, distante 135 km da capital sergipana. Segundo o prefeito do município, Rubens Feitosa, a grande participação da população na Consocial se deve pela preocupação de toda a sociedade em atuar fortemente na vida pública local.

“A transparência nas contas públicas e o controle social são temas de extrema importância e que a sociedade vem cobrando há muito tempo. Temos de mostrar que todas as ações de transparência serão importantes para que a comunidade saiba como chegar ao gestor público, e que este, por sua vez, esteja mais atento às suas ações a favor do bem social. Sinto-me orgulhoso em promover esta conferência em Itabi e estaremos sempre à disposição da sociedade para contribuir com este processo”, declara o prefeito.

O presidente da Consocial/Itabi e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Aldo Mota, explica que ao longo da mobilização da sociedade foram abordados importantes temas que incentivaram o engajamento dos mais amplos setores sociais na Consocial do município.

“Preparamos todo um processo de chamamento do povo através de convites, líderes das associações, e principalmente por meio de programas diários nas rádios comunitárias explicando a importância da participação de toda a população no controle dos recursos públicos. A Consocial é uma oportunidade para que a sociedade dê um passo à frente não só para a discussão da transparência e controle social, mas também na manutenção desta realidade em todo o município. A coisa pública é de todos e a sociedade deve cuidar dela”, avalia Aldo Mota.

O aposentado Antônio Carlos Fernandes já participou de diversas conferências, mas afirma que nunca vivenciou um espaço que coloque a sociedade como agente de transformação no que diz respeito à fiscalização, monitoramente e controle da Administração Pública. “O grande atrativo desta conferência é a abertura que o Governo Federal, Estadual e municipal ofereceu para que nós, cidadãos, participemos da vida pública e que também possamos reivindicar nossos anseios. É o momento de termos voz e principalmente de sermos ouvidos”, observa Antônio.

Maratona Consocial

O município de Itabi não é o único que recebe a Consocial ao longo desta semana. Nesta quinta-feira, 20, o Governo de Sergipe arruma as malas e segue para o alto sertão sergipano em direção aos municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo para testemunhar mais uma ação em prol da transparência e controle social na Administração Pública.

Já na sexta-feira, 21, é a vez da ‘terra dos caminhoneiros’, Itabaiana, reunir os mais amplos setores da sociedade para a realização da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.