[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Eliene Andrade, Ascom Cohidro

A agricultura irrigada em Sergipe é uma verdadeira história de sucesso e persistência devido à escassez de água para cultivo, que antes atingia a região. Era impossível imaginar o rumo que a agricultura do estado tomaria, considerando as condições insuficientes necessárias para o cultivo. Tudo começou quando, há 30 anos, a  Cohidro implantou a irrigação, transformando as terras, antes impróprias para plantio, em terras agricultáveis.

Assim que as terras passaram a ser irrigadas, o cultivo aumentou consideravelmente, trazendo inúmeros casos de sucesso e qualidade de vida para os agricultores. Dentre eles, estão três produtores do município de Lagarto. O trio investiu nos últimos anos na produção de mudas cítricas e florestais e, com o apoio da irrigação pública, hoje possuem cada um sua própria empresa, onde empregam mais de cinco funcionários.

Os produtores fornecem e até exportam para outros estados, como Minas Gerais, São Paulo, Bahia, dentre outros, mudas de alto padrão de qualidade, com preços competitivos, utilizando métodos inovadores no cultivo. Produzem ainda, mudas em quantidade necessária para atender os projetos agrícolas, empresas e residências, primando pela qualidade e pelo respeito ao meio ambiente.

São mais de 500 tipos de mudas cultivadas pelos agricultores. Dentre eles está Antônio Batista, o “Toinho de Zé Estevão”, como gosta de ser chamado. Ele conta que desde criança lida com plantas e relata que foram tempos difíceis, por conta da escassez da água. “Tenho muito orgulho de tudo que conquistei. Com raça, esforço e dedicação consegui tudo que tenho hoje. Mas agradeço também ao Governo e à Cohidro, que através de seus técnicos nos auxiliou sobre a melhor forma de plantar e de colher. Com isso, conseguimos empregar mais e mais pessoas, e transformar uma simples ideia, que foi o cultivo de mudas, em uma história de sucesso e realizações”, comemorou.

Marcos José de Carvalho e Marcos Antonio Carvalho são também donos de mais duas lojas de jardinagem no município. Ambos são hoje empresários, depois de terem sido empregados em fazendas da região. Marcos José relata que a vida de agricultor, enquanto empregado, era muito difícil, uma vez que precisava sustentar sua família com pouco dinheiro. O mesmo aconteceu com Marcos Antonio. Ele também passou de empregado para empresário e comanda hoje sua loja de jardinagem, onde comercializa mudas de todos os tipos de plantas, produzidas através da irrigação, além de realizar manutenções em jardins de empresas e residências.

“Nós estamos vivendo um momento muito bom de nossas vidas. Graças ao incentivo do Governo e da Cohidro, conseguimos gerar nosso próprio negócio com a criação de mudas. Era disso que estávamos precisando. Nosso faturamento semanal é de R$ 3 a R$ 4 mil, além de gerar emprego para mais de cinco pessoas”, relatou Carvalho.

O técnico agrícola da Cohidro em Lagarto, Marcos Emílio, explica que o sucesso desses empresários se dá por conta da irrigação no Perímetro Piauí. Ele explica ainda, que a assistência técnica é dada aos agricultores desde que iniciaram o processo de produção, até os dias de hoje. “A gente fica muito feliz em saber que nosso trabalho ajudou e ainda ajuda essas pessoas. Nós acompanhamos esse processo desde o inicio e podemos garantir que a irrigação foi a maior responsável por esse sucesso”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.