Investimentos do Estado asseguram sucesso do Carnaueira 2011
Os sergipanos que residem na capital e proximidades não precisam mais aguardar a vez nas balsas para chegarem ao carnaval da Caueira. A alternativa está na ponte Joel Silveira. Com ela, a procura pela festa realizada na praia mais famosa de Itaporanga d’Ajuda foi incrementada. O reflexo está nas ruas, repletas de adereços e foliões. Foi assim nesta segunda-feira, 7, quando o vice-governador do Estado, Jackson Barreto, também prestigiou o evento.
Mas a contribuição do poder público estadual vai além da infraestrutura que facilita o acesso à localidade. É que o município de Itaporanga está entre os contemplados pelo edital do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-Culturais e de Comunicação Social (FEPCS). Sendo assim, recebeu recursos que foram investidos na programação do Carnaueira 2011.
“Quando o Governo ajuda um evento como este, fortalece o turismo, gera emprego no momento da festa, traz alegria para o povo e eleva a autoestima da população. Esses eventos precisam da contribuição do Estado”, ressaltou Jackson Barreto, que acompanhou boa parte do arrastão realizado na tarde desta segunda-feira.
Ao lado do vice-governador estava o prefeito do município, César Mandarino. Empolgado com a dimensão do carnaval local, o gestor diz estar aproveitando cada minuto da festa. “É um carnaval que cresce a cada ano; todos os dias nossa praça de eventos está cheia”, observou Mandarino, sem esquecer-se de destacar a contribuição do Estado. “É um apoio fundamental, muito importante para nós”, concluiu.
O arrastão reuniu uma multidão na principal via de acesso à Caueira. Em meio ao público estavam o senador Eduardo Amorim, os deputados federais André Moura e Valadares Filho, e o deputado estadual Victor Mandarino. Um atrás do outro, três grandes blocos comandaram a festa. “Está bom demais aqui. Alegria igual a essa do carnaval não tem igual”, exaltou a foliã local Rita de Cássia, enquanto acompanhava o Bloco da Prevenção.
Com o apoio do Governo do Estado, mais de cinco mil camisinhas foram distribuídas no bloco. “É uma festa popular, que concentra um grande número de pessoas e temos que aproveitar para divulgar a prevenção. As pessoas estão empolgadas e aproveitamos para disponibilizar as camisinhas”, disse o médico e gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana.
Pavimentação
Outra novidade que tem agradado os foliões da Caueira está nas ruas recém-pavimentadas pelo Governo através de um investimento de R$ 6,7 milhões. Prevista pelo programa Sergipe Cidades, a quantia possibilitou a pavimentação de 11 km de vias. “Está bom demais. Com as ruas bem arrumadas, a festa também melhorou”, comentou o autônomo Carlos Alberto Vasconcelos.
Natural de Aracaju, há 10 anos ele mantém o hábito de reunir um grupo de amigos e familiares no carnaval da Caueira. “Está cada vez melhor”, opinou Carlos Alberto, no momento em que acompanhava um pequeno bloco comandado por um velho jipe. “É uma tradição nossa. Sempre trazemos o jipinho”, comentou.
À noite a concentração do Carnaueira ocorreu na praça de eventos. Por lá se apresentaram os grupos OS3 e A Nave Axé. Já nesta terça-feira, 8, último dia do evento, os shows começam cedo, às 11h. A partir daí se apresentam as bandas Birimbada, Bandaé e A Barca.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Investimentos do Estado asseguram sucesso do Carnaueira 2011 –