[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Visando a integração dos internos ao convívio social, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), através do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), promoveu na última quinta-feira, 9, na Praça da Juventude, localizada no bairro Farolândia, o Campeonato de Futebol dos Campeões.

Participaram da competição os internos do HCTP e o time dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Terezinha Félix (CAPS), ambos vencedores das gincanas promovidas por cada instituição.
Segundo o diretor do Hospital de Custódia, Tiago Rodrigues, a realização de eventos esportivos contribuem de forma significativa na melhora do comportamento e situação clínica dos internos. “O incentivo ao esporte e a oportunidade de integração com os usuários do CAPS foi uma forma de auxiliar na reinserção social, proporcionando condições positivas às novas perspectivas de tratamento realizados no HCTP”, disse.

Reaprendendo a viver

O supervisor do CAPS, Demétrio Sérgio, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), relata que as dinâmicas esportivas favorecem à adaptação e oferecem oportunidades de mostrar ao interno, através do futebol, vivências sociais, contribuindo no aprendizado.

Para a assistente social do Hospital de Custódia, Acácia Maria Andrade, as atividades esportivas na rotina dos internos proporcionam mais interação com a comunidade, despertando no interno a vontade de retornar à sociedade. Acácia afirma ainda que a parceria entre a Sejuc e o SES, tem funcionado, trazendo resultados positivos e contribuindo na ressocialização.

Para o coordenador do CAPS Terezinha Félix, David Garcez, a prática de esportes é importante na ressocialização e ensina ao interno o verdadeiro sentido de vencer e perder, dando-lhes mais autonomia com as atividades.

O campeonato de futebol aconteceu com tranquilidade e contou com a participação de amigos e a torcida de familiares. A equipe do Hospital de Custódia foi a grande campeã, vencendo com a vantagem de 6 gols contra 2 do CAPS. Apesar do resultado, a equipe do CAPS não perdeu o entusiasmo e comemorou junto aos internos do HCTP a vitória da cidadania.

Esperança

Para Maria José, mãe de um dos internos do HCTP, a prática esportiva ajuda na recuperação do filho que deverá se interessar por atividades também quando estiver fora da instituição.

As atividades esportivas vem comprovar a proposta do secretário de Justiça Benedito de Figueiredo, de proporcionar aos internos um novo impulso para que encontrem caminhos alternativos no sentido da ressocialização, garantindo, de fato, um tratamento digno a estes internos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.