Intercâmbio leva alunos de escolas do interior ao Parque da Cidade
Dando continuidade às ações de educação sanitária na área de agrotóxicos, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou nos dias 10 e 12 deste mês, em Aracaju, um intercâmbio técnico que contou com a participação de 54 alunos de duas escolas das redes municipais de Boquim e Itabaianinha. O intercâmbio proporcionou aos estudantes uma visita ao Parque Governador José Rollemberg Leite (Parque da Cidade), que teve como objetivo consolidar as ações desenvolvidas pela empresa durante o ano de 2011.
A primeira visita ocorreu no dia 10 com os alunos da Escola Municipal José Góes Duarte, do Povoado Pastor, em Boquim, e a segunda foi no dia 12 com estudantes da Escola Municipal Tereza Ferreira de Brito Dantas, do Povoado Diamante, município de Itabaianinha. No Parque da Cidade, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer espécies nativas preservadas da Mata Atlântica, animais silvestres e exóticos no intuito de desenvolver a conscientização sobre a necessidade de respeitar e preservar a natureza.
Segundo a coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, essa é uma iniciativa que busca envolver os filhos e filhas de agricultores familiares nas discussões sobre o uso de agrotóxico. “Ao longo de um ano, nós buscamos desenvolver um trabalho que mostrasse aos alunos, filhos de produtores rurais, a problemática relacionada ao uso indiscriminado de agrotóxico. Por isso, essa visitação ao Parque da Cidade foi a consolidação desse trabalho realizado pela Emdagro”, disse.
Para Aparecida, “esse momento é de descontração após um ano de intenso trabalho, onde foram realizadas palestras nas escolas focando os cuidados do uso do agrotóxico, no tocante a importância do receituário agronômico; do armazenamento adequado e devolução das embalagens vazias; uso do equipamento de proteção individual – EPI. Ainda realizamos um concurso de redação sobre agrotóxico, onde a melhor ganharia uma bicicleta”.
“Também proporcionamos visitas ao Centro de Experimentos e Tecnologias Antônio Alves, em Itabaiana, para que os alunos aprendessem como produzir de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente e com controle de pragas e doenças de forma orgânica; e à Central de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, no município de Ribeirópolis, para que eles observassem a forma de armazenamento das embalagens de agrotóxicos e a preparação para o envio delas a São Paulo para passarem pelo processo de reciclagem”, detalhou a coordenadora.
Ainda no Parque da Cidade, foram entregues duas bicicletas como prêmio às duas melhores redações sobre a temática do agrotóxico. Receberam das mãos da coordenadora, as alunas Ianca Tavares Mamona, 6º ano do ensino fundamental da Escola José Góis Duarte, em Boquim, e Marleide dos Santos, 9º ano do ensino fundamental da Escola Tereza Ferreira de Brito Dantas, em Itabaianinha. Além das bicicletas, também foram sorteados diversos brindes entre os demais alunos.
- Intercâmbio leva alunos de escolas do interior ao Parque da Cidade – Fotos: Ascom/Emdagro