[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma atividade extra com objetivo de informar e conscientizar adolescentes sobre problemas de gravidez na adolescência e seus riscos. Este foi o evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) que reuniu adolescentes inseridos no Programa Agente Jovem, no bairro Santos Dumont. Trata-se de mais uma iniciativa da Semasc em parceria com a equipe técnica da área de saúde que trabalha no município de Aracaju.

As atividades foram realizadas no Centro de Referencia da Assistência Social João Oliveira Sobral naquele bairro, reunindo cerca de 25 adolescentes. Com o tema “Gravidez na adolescência”, a enfermeira Elenildes Guimarães Epifânia, que compõe a equipe da unidade básica da família do Centro de Referência, empolgou os adolescentes. Ela observa que a gravidez na adolescência é um problema enfrentado por um grande número de pessoas que reside naquela comunidade. “É um caso que preocupa e nossa meta é alertar esses jovens no sentido de reduzir essa situação”, diz. “É um evento de grande importância, pois levantamos questão da conscientização e mudança de perfil na nossa comunidade. É importante a conscientização porque a gravidez na adolescência é risco. Sabemos que atualmente está difundida a questão dos métodos contraceptivos, a maioria dos adolescentes já ouviu falar sobre os métodos contraceptivos, mas queremos chegar de uma forma mais presente para interagir com o adolescente”, relata a palestrante.

Na oportunidade, os jovens assistiram a exibição de um filme que revela a história de uma adolesceste que achou que estava grávida, e aborda temas vinculados à adolescência como menstruação, gravidez, uso da camisinha masculina e feminina, anticoncepcional, uso do dil e vasectomia.

De acordo com a assistente social Vanessa Nascimento, o evento surge a partir da demanda da comunidade em que esses jovens moram. “São meninas grávidas na adolescência, o número está crescendo, desenvolvemos esse projeto para explicar essa temática e conscientizar”, afirma.

Alex Bezerra, 16 anos, percebeu a importância da prevenção a partir da palestra que assistiu. “É uma influência que só traz beneficio para todos nós. Aprendi muitas coisas boas sobre sexo na atividade de hoje”, comenta. Sem demonstrar timidez, Xaiane Silva Souza, 16 anos, aborda que o assunto em discussão é muito bom. “Estamos aprendendo o que é certo e o errado. Aprendi métodos de prevenir a gravidez”, friza.

Para a jovem Adrielle Pereira dos Santos, 15 anos, a palestra vai lhe inspirar a desenvolver atividades em sua comunidade para fazer alerta a outros jovens. “Somos multiplicadores de conhecimentos”, justifica. Na visão de Jéferson dos Santos, 16 anos, se sente maravilhado com o conteúdo da atividade. “É muito bom saber que a área da saúde está se preocupando com o jovem, é uma influência para o bem”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.